domingo, 23 de junho de 2013

Voa, Alba!

Jordi Alba foi a grande revelação da Euro 2012. Tal feito o credenciou a grande contratação do meu Barcelona para a temporada 2012-13, mas o lateral-esquerdo deixou um pouco a desejar durante seu retorno ao clube que o revelou. Normal, afinal, Jordi Alba ainda é jovem, vai ganhar experiência, maturidade e, provavelmente, vai dar muitas alegrias ao torcedor catalão.

Alegrias, aliás, como as que o garoto nos proporcionou hoje ao anotar dois gols e tomar conta do lado esquerdo. Com muita velocidade, bom posicionamento e pontaria certeira, o atleta do Barcelona foi o nome do jogo com muita justiça. Fernando Torres deixou o seu também e chegou à marca de 5 gols na competição.

A Espanha, apesar da posição confortável na tabela, ainda poderia ser eliminada da Copa das Confederações 2013. Era uma probabilidade bem pequena, é verdade, mas existia. Era importante, portanto, vencer a Nigéria.

Hoje os espanhóis utilizaram-se do tradicional toque de bola, mas com mais velocidade e verticalidade. Jogadas velozes e individuais, além dos cruzamentos, foram feitas com mais frequência. A marcação espanhola fez o padrão, adiantando os defensores e mais preocupada em fechar espaços e atrapalhar o posicionamento dos atacantes nigerianos do que realizar desarmes. Não à toa, a Espanha comete pouquíssimas faltas.

A Nigéria, apesar de ser superior fisicamente, não conseguiu ameaçar a Roja. Com marcação confusa e apostando em contra-golpes velozes, os africanos vez ou outra chegaram a dar alguns sustos em Valdés, mas ficou só no "quase". Os nigerianos foram esforçados, mas não tiveram futebol para superar a técnica e o jogo coletivo da Furia.

Com a primeira posição assegurada no Grupo B, a Espanha vai reencontrar a Itália e reeditar a final da Euro 2012.

ALGUÉM ANOTOU A PLACA DO CAMINHÃO?

No outro jogo, o Uruguai não teve piedade do Taiti e anotou oito tentos em cima do campeão da Oceania. Destaque para Abel Hernández que marcou quatro gols. "Luisito" Suárez, que entrou na metade do segundo tempo, teve tempo de deixar duas vezes o seu cartão de visita. O jogo foi muito faltoso, com direito a dois atletas expulsos (Scotti para a Celeste e Ludivion para o Taiti). Com o resultado, o Uruguai confirma o favoritismo e vai encarar o Brasil nas semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário