terça-feira, 25 de junho de 2013

Amistosos que Podem Fazer Falta

O Brasil vai encarar o Uruguai na semifinal e, se passar, deverá cruzar o caminho da Espanha na final, uma vez que a Itália estará com muitos desfalques importantes para a próxima quinta-feira -Balotelli e, possivelmente, Pirlo, não jogarão no dia 27.

Já faz um bom tempo que o Brasil não enfrenta o Uruguai. Desde junho de 2009, para ser mais preciso, quando a Canarinho goleou a Celeste em plena Montevidéu durante partida válida pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2010. Na ocasião, a geração atual de jogadores ainda estava engatinhando pela Seleção Uruguaia e, portanto, Suárez, Cavani, Lodeiro e outros ainda não haviam demonstrado todo o seu potencial em campo.

A Celeste, antes de 2010, não era considerada uma ameaça real devido às campanhas pífias, chegando a ficar de fora de vários mundiais nos últimos anos. O Uruguai, contudo, voltou a chamar atenção do mundo ao conquistar um surpreendente quarto lugar no mundial daquele ano e, depois, conquistar a Copa América de 2011 após superar a favorita Argentina nas quartas-de-final. Ainda que o nível da competição sul-americana seja baixo, o desempenho da Celeste mostrou que o quarto lugar na Copa de 2010 não havia sido meramente um golpe de sorte.

A Espanha, outro potencial adversário do Brasil, também passava desapercebida por conta do grande jejum de títulos que sofreu entre 1964 (quando ganhou sua primeira Euro) até 2008 (quando surpreendeu a Alemanha com seu futebol de troca de passes). De uma seleção considerada coadjuvante, a Furia tornou-se temida e respeitada pelos seus adversários. De todos os títulos possíveis desde 2008, a Roja só não conseguiu levantar o caneco na Copa das Confederações de 2009, quando caiu diante dos Estados Unidos. Eu não tenho nenhum registro de confrontos recentes entre Brasil e Espanha.

A nossa Seleção realizou amistosos contra Holanda, França, Inglaterra, Argentina, Itália e Alemanha durante os últimos três anos. Gostaria de saber o porquê da Furia e da Celeste nunca terem sido chamadas para um amistoso contra o Brasil, a despeito de serem adversários em potencial para a Canarinho nas competições, como vai acontecer agora.

A Espanha e o Uruguai, obviamente, ganharam visibilidade com o desempenho nas últimas competições, mas assistir a VTs de partidas e encarar o adversário no gramado são duas coisas muito diferentes. Cria-se uma antítese em que sabe-se muito sobre o adversário ao mesmo tempo em que nada se sabe sobre ele.

Enquanto o Brasil estava enfrentando, com todo o respeito, adversários como Japão, Bósnia-Hezergovina e Gabão; deixamos de enfrentar oponentes que realmente poderiam ameaçar a Seleção em competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário