sábado, 22 de junho de 2013

100 %

O Brasil confirma a boa fase e vence a Itália por um placar convincente de 4x2. Gols de Dante, Neymar e Fred (2) para o Brasil, enquanto Giaccherini e Chiellini descontaram para a Azzurra. Com o resultado, o Brasil faz uma campanha com 100% de aproveitamento em sua fase de grupos e terá o direito de enfrentar um adversário, teoricamente, mais fraco.

Foi um placar convincente, mas o jogo, que estava bom com o Brasil trocando passes no campo de ataque e pressionado, logo mudou para uma partida faltosa, com muita correria e trombada. O Brasil chegou a superar a Itália em número de faltas no primeiro tempo. Cheguei a tirar um cochilo entre os 20 e os 35 minutos do primeiro tempo de tão truncada que estava a partida. O Brasil melhorou no segundo tempo com boa movimentação dos laterais e dos volantes para atropelar a marcação italiana. As entradas de Dante (que substituiu David Luiz, que se lesionou ainda no primeiro tempo) e de Hernanes (no lugar de Paulinho, lesionado) melhoraram muito o time, pois a dupla joga bem melhor que os titulares.

A Itália, pelo jeito, sentiu a falta de Pirlo. Sem o "cérebro", não havia quem organizasse as jogadas. Os outros meias da Azzurra precisam comer muito arroz com feijão para compensar a ausência do volante, pois o camisa 21 já anunciou que deve jogar sua última copa do mundo em 2014. E Cesare Prandelli me desapontou muito hoje: ao invés de jogar naquele futebol agradável de trocas de passes que apresentara na estréia contra o México, o treinador retornou ao estilo pragmático priorizando a marcação, deixando apenas Balotelli e Diamanti adiantados. Só faltava ele ter emulado o "ônibus" do compatriota Roberto Di Matteo para fechar o "espetáculo" com "chave de ouro".

Por apresentar um futebol tão retranqueiro, a Itália perdeu com justiça. Ainda espero o dia em que a nossa Seleção vai deixar o pragmatismo definitivamente de lado e jogar aquele futebol que nos consagrou como nos tempos de Garrincha, Didi, Pelé, Tostão, Zico e Sócrates.

Pelos dois gols, acho que é justo que Fred seja considerado o melhor em campo.

TARDE DEMAIS

No outro "amistoso", a estrela de Javier "Chicharito" Hernández brilhou e o atacante anotou dois gols sobre o Japão. Okazaki descontou para os japoneses. No entanto, foi tarde demais para o jogador do Manchester United mostrar serviço: os dois times se despedem da Copa das Confederações abraçados após as derrotas de quarta-feira e apenas cumpriram tabela na partida de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário