domingo, 16 de junho de 2013

Os Dois Manos Menezes

Recentemente, o Flamengo acertou a contratação do treinador gaúcho Mano Menezes, que estava sem time desde que deixou a Seleção Brasileira no final do ano passado.

Menezes ganhou notoriedade em 2005 após ter trazido o rebaixado Grêmio de volta à Série A. Três anos depois, ajudaria outro time a sair da Segunda Divisão, o Corinthians. Mano ainda foi vice-campeão da Libertadores de 2007 pelo Grêmio e campeão da Copa do Brasil de 2009 pelo Corinthians. Chegou à Seleção em agosto de 2010 após a recusa do então treinador do Fluminense, Muricy Ramalho.

O treinador gaúcho, como expliquei em outro post, sempre optou por esquemas táticos mais baseados na truculência do que na técnica. O Grêmio de Mano Menezes não era nenhum primor técnico, com muito atletas que chegavam a ser desleais em campo. O auge desta filosofia se deu em um embate contra o Náutico em 2005, durante uma partida conhecida como "A Batalha dos Aflitos", com muitas faltas e expulsões.

No Timão, Mano mudou um pouco seu estilo após aquela fatídica derrota para o Sport em partida válida pela Copa do Brasil de 2008. De um esquema que emulava o Grêmio de 2005, o gaúcho mudou para um 4-4-2 (com Elias, Cristian, Morais e Douglas no meio de Campo e Herrera e Dentinho no ataque) e, posteriormente, para 4-3-3 (para acomodar Jorge Henrique e Ronaldo e lidar com a saída de Herrera e com a suspensão de Morais). O resgate do esquema de três atacantes credenciou Mano a se tornar treinador da Seleção.

Pela nossa Seleção, no entanto, Mano Menezes decepcionou. Seu time não faturou nenhum título de importância (apenas dois amistosos contra o time B da Argentina), fazia exibições pífias contra grandes seleções, anotava placares magros contra times como Bósnia e Gabão, e ainda convocava volantes em demasia. Não obstante, convocava muitos atletas que não eram titulares em seus clubes -Elias, que estava esquentando banco no Atlético de Madrid, e Sandro, que é reserva no Tottenham. Mano estava voltando às suas origens na Seleção Brasileira ao apostar em um futebol de força e de cautela.

Agora, no Mengão, Mano poderá escrever uma nova página em sua carreira. Terá à sua disposição dois atletas com quem já trabalhou no Corinthians -o goleiro Felipe e o meio-campista Elias- e muitos bons garotos vindos da base rubro-negra -sim, a base do Flamengo ainda revela muitos garotos talentosos.

Com um misto de curiosidade e desconfiança, estou ansioso para ver qual dos Manos Menezes vai dirigir o Flamengo: o que resgatou o esquema de três atacantes do Timão ou o que adotou o futebol truculento do Imortal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário