quinta-feira, 6 de junho de 2013

Santos, Contrate o Bielsa

Segundo alguns sites, o Santos teria desistido de contratar Marcelo Bielsa. Consta que o argentino teria pedido um salário muito alto -cerca de R$ 11 milhões anuais- e o valor teria assustado os cartolas santistas.

Concordo que o valor teria de ser negociado, mas a pedida de "El Loco" não está muito longe do que alguns de nossos jogadores ganham anualmente. Se é possível pagar um salário dessa magnitude a um atleta, por que não oferecer o mesmo a um treinador?

A vinda de Bielsa para o Santos, a meu ver, seria um imenso ganho ao futebol do clube praiano e, posteriormente, ao do Brasil. O argentino valoriza muito o jogo coletivo e o toque de bola, duas coisas que nós, brasileiros, já usamos muito nos áureos tempos de Pelé e Zico, mas abandonamos em prol do futebol de resultados, que é considerado produtivo, mas vazio de conteúdo.

O estilo de "El Loco" cairia como uma luva para o elenco santista, cuja base costuma revelar muitos garotos talentosos. É o que o treinador fazia no Athletic Bilbao, equipe basca onde quase todo o elenco é de atletas formados nas próprias dependências do clube. Faz parte da cultura da região -o arquirrival regional, Real Sociedad, segue a mesma política de investir nos pratas da casa.

Muita gente vai questionar o porquê de termos um treinador estrangeiro no Brasil. Os treinadores daqui não são bons o suficiente? Não, os "professores" que temos à disposição só treinam marcação e bola parada. Como a maioria nunca jogou bem quando era jogador, não sabe ensinar nada aos garotos, senão brutalidade e deslealdade. E os poucos que jogavam, nunca recebem respaldo dos dirigentes.

E quanto às conquistas de Bielsa? O argentino tem poucos títulos no currículo, é verdade, mas quem  lê a "biografia" de "El Loco" percebe que a sua importância no futebol transcende os troféus. Bielsa revolucionou o futebol no Chile e continua influente por lá até hoje. Repararam como o Huachipato e a Universidad de Chile adotam formações de três zagueiros e atacam trocando passes? No Athletic, o argentino fez uma grande temporada 2011-12, com dois vices-campeonatos (um na Copa del Rey e outro na Europa League) logo em sua primeira temporada, o que é um grande feito para uma equipe considerada mediana.

Não acho nenhuma "loucura" dar uma chance a "El Loco". Ele tem boas ideias e faria o Peixe jogar um futebol bonito e coletivo. Ou então, contentem-se em trazer Celso Roth, Joel Santana, Mano Menezes, ou qualquer outro "professor" que esteja à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário