segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aplausos para o Taiti

Confesso que pouco vi hoje a respeito da partida que marcou o fim desta primeira rodada na Copa das Confederações 2013 -eu estava mais preocupado, na ocasião, com os protestos contra o aumento das tarifas de ônibus aqui em São Paulo. O pouco que eu vi do jogo, no entanto, foi suficiente para comover o torcedor.

O Taiti entrou na Copa das Confederações como grande surpresa -foi campeã da Copa da Oceania de 2012. Sem contar com atletas profissionais (apenas o atacante Marama Vahirua atua profissionalmente pelo Panthrakikos da Grécia) e buscando promover o futebol de seu país, os atletas do Taiti sabiam que suas chances eram minúsculas. Tanto é verdade que os taitianos levaram uma goleada de 6x1 da Nigéria, que entrou em campo com muitos desfalques.

O jogo, no entanto, ficou em segundo plano para os esforçados taitianos. Os atletas, logo após a execução dos hinos, presentearam os adversários nigerianos com colares. E comemoraram seu único gol na partida como se tivessem ganhado um título.

Se há uma seleção que vai levar boas recordações desta edição da Copa das Confederações, esta seleção, sem dúvida, é a do Taiti que pode comemorar a sua participação como um grande prêmio. E, também, levará em sua bagagem a esperança de que o futebol taitiano receba a atenção e a profissionalização em seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário