quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um Futuro Brilhante pela Frente

O Japão fez uma partida muito apática contra o Brasil no último sábado, mas hoje os atletas da Terra do Sol Nascente estão de parabéns ao que demonstraram, com um futebol que combinava jogo coletivo e garra.

Toque de bola pra lá, toque de bola pra cá e o Japão emulou o Tiki-Taka espanhol, envolvendo o adversário, valorizando a posse de bola e esperando pacientemente até que a defesa italiana abrisse uma brecha. E os italianos levaram muito calor dos japoneses nos dois tempos.

Sem contar com atletas altos e fortes, o treinador Alberto Zaccheroni apostou em um estilo apropriado aos atletas baixinhos ao mesmo tempo que tirava proveito da tradicional disciplina nipônica. O Japão chegou a abrir 2x0 sobre a Itália, que sentiu o golpe no primeiro tempo e foi dominado por Kagawa e seus companheiros. Os italianos chegaram a cansar de tanto ficarem correndo atrás da bola!

A Itália, no entanto, voltou mais tranquila no segundo tempo e virou o jogo com um gol de pênalti de Mario Balotelli e um contra de Uchida. O Japão não se entregou e continuou na mesma toada enquanto a Itália recuava o time para "administrar o resultado". Okazaki chegou a empatar o jogo após cobrança de falta, mas a Azzurra fez valer sua tradição e Giovinco deu números finais à partida.

O Japão, mesmo eliminado, saiu aplaudido do estádio e ganhou a simpatia dos narradores do canal SporTV. O comentarista Roger Flores não conseguia esconder a sua admiração pela garra e pelo jogo coletivo dos nipônicos.

Eu, apesar de não simpatizar muito com o time do Japão, também gostei do que vi. A geração atual do Japão ainda é jovem e pode evoluir muito daqui para a frente se continuar jogando na mesma toada. Espero também que o treinador Zaccheroni não mude o jeito de jogar do Japão mesmo com a eliminação da Copa das Confederações. Sua proposta de jogo encantou até mesmo os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário