terça-feira, 4 de junho de 2013

Os "Professores" não Aprendem Mesmo...

Saldo do Corinthians após três rodadas: um empate por 1x1 contra o Botafogo (aceitável, pelo fato do Fogão ser considerado favorito ao título), outro empate por 1x1 contra o Goiás e uma vitória magra por 1x0 sobre a Ponte Preta. O Palmeiras é derrotado pelo América Mineiro -que estava na zona de rebaixamento- com o mando de casa a favor.

Olhando a escalação dos times, a gente pode compreender os motivos para os placares. No Timão, o Tite não abre mão dos dois volantes de contenção (Ralf e Guilherme) e coloca só um jogador para organizar e armar as jogadas no meio-de-campo (Danilo ou Douglas). Se os dois armadores atuam juntos, um dos três atacantes tem de sair porque tirar um dos volantes "enfraqueceria demais a marcação". No Verdão, ainda estou tentando entender o porquê do senhor Gilson Kleina ter escalado três volantes contra o Coelho (Wesley, Márcio Araújo e Charles).

Uma coisa é você enfrentar um time grande com cautela. Não concordo com esse tipo de atitude, mas dá para compreender. Outra coisa é você pegar um time pequeno e ficar com medo dele.

Já escrevi várias vezes e volto a repetir: time grande precisa fazer valer o nome e o peso da camisa. Não adianta nada o Coringão e o Palestra dizerem que são campeões da Libertadores se os dois times agem como se fossem equipes de terceira divisão tentando fugir do rebaixamento. Times que se consideram a elite do futebol brasileiro precisam se impor, atacar, valorizar a posse de bola e não ficar recuados o tempo todo oferecendo o campo e a bola para o adversário jogar.

No Timão, eu tranquilamente tiraria um dos dois volantes e colocaria o Douglas (que está entrando bem nas partidas) para fazer dupla com o Danilo. E não abriria mão do esquema de três atacantes (Romarinho e Sheik abertos e Pato ou Guerrero centralizados). No Verdão faria a mesma coisa: tiraria dois dos volantes para colocar mais um meia armador e mais um atacante. Tenho certeza que se os times jogarem dessa forma e valorizarem a posse da bola, o Corinthians e o Palmeiras tornar-se-iam máquinas de fazer gols. O Kleina, aliás, poderia aproveitar que o nível do futebol da Série B é baixo e colocar alguns garotos para jogar. Tenho certeza de que o Narciso deixou um time redondinho na base do Verdão enquanto esteve por lá.

Se os "professores" quiserem realmente lutar pelo título, é importante vencer os times grandes mas, acima de tudo, não perder pontos contras as equipes pequenas ou os pontos desperdiçados farão falta no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário