quinta-feira, 27 de junho de 2013

No Brasil, Klose Seria um "Trouxa"

Observando as constantes reclamações sobre a falta de honestidade de alguns de nós, brasileiros, eu me lembrei do atacante alemão (na verdade, polonês naturalizado) Miroslav Klose.

Há quase um ano atrás, Klose anotou um gol de mão contra o Napoli, durante partida válida pelo Campeonato Italiano. O jogo ainda estava 0x0. O centroavante, contudo, dirigiu-se ao juiz da partida e confessou a irregularidade ao árbitro. A Lazio seria derrotada por 3x0 naquela partida.

Na ocasião, Klose recebeu muitos elogios. O alemão chegou a recusar prêmios oferecidos por várias entidades visando homenagear o gesto de fair play do atleta. O atacante, no entanto, recebeu uma quantidade absurda de críticas proferidas por nós brasileiros, quase todas afirmando que Klose deveria ter tirado proveito da situação. Lendo os comentários da notícia e dos vídeos sobre o lance, li a palavra "trouxa" ser usada uma dezena de vezes para se dirigir ao atleta pela sua atitude.

"Trouxa". Assim é o honesto no Brasil. Assim é o atleta que não comete faltas sem que o juiz perceba, que não usa insultos para enervar o adversário e que não faz gols impedido e de mão, como dizia aquela música do Biquíni Cavadão.

"Trouxa". Assim é a pessoa que não aceita ou que não pratica corrupção, que não tenta "dar um jeitinho" de fazer as coisas, que não sonega impostos, que não compra produtos contrabandeados ou pirateados, que não fura a fila e que não tenta levar vantagem em tudo.

A desonestidade, a meu ver, é sinônimo de ser esperto no Brasil. Pouco sabe o desonesto, contudo, que isso suja não apenas a própria imagem, como também pode manchar toda a reputação de seus colegas, sua família, seu ambiente, sua cidade e seu país. Quantos estrangeiros não têm medo de vir e investir no Brasil devido aos altos índices de criminalidade e de corrupção?

Honestidade é um valor que faz toda a diferença, seja na vida pessoal, no esporte, na política, nos negócios. Você sempre vai confiar no vendedor mais honesto, no político que tem a ficha limpa, no amigo que é sempre leal a você.

O atleta profissional, como pessoa pública, tem a obrigação de passar estes valores aos seu espectador. Ele sempre carrega uma grande responsabilidade ao influenciar seus admiradores e é sempre esperado que ele transmita bons valores ou que, pelo menos, ele não tenha atitudes negativas. Toda a sua reputação pode vir abaixo ao menor deslize.

Klose foi um "trouxa" para nós, mas para o resto do mundo ele foi um exemplo de honestidade e de coragem ao admitir um erro que poderia beneficiar seu time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário