segunda-feira, 24 de junho de 2013

Volte Sempre, Taiti!

Eu assisti ao jogo da Espanha contra a Nigéria. Em virtude disso, não vi o jogo do Uruguai contra o Taiti, apenas acompanhei alguns lances via internet.

Os campeões da Oceania vieram para a edição 2013 da Copa das Confederações como grande azarões, afinal a equipe não dispunha de um time profissional. Seu único atleta profissional é Marama Vahirua, que estava atuando no futebol grego. A participação dos taitianos na competição já poderia ser considerada um grande prêmio.

Como esperado, os taitianos levaram três goleadas: 6x1 da Nigéria, 10x0 da Espanha e 8x0 do Uruguai. Mesmo com o esforço demonstrado, os comandados do treinador Eddy Etaeta não conseguiram fazer frente aos seus adversários.

Não sei de onde vem essa cultura do torcedor brasileiro de apoiar a equipe mais fraca, mas o fato é que o Taiti caiu nas graças do povo brasileiro e mesmo de alguns adversários.

Ao término da despedida da partida de ontem para o Uruguai, os atletas do Taiti estenderam uma faixa com os dizeres "Obrigado Brasil" em retribuição ao carinho recebido. Não obstante, o treinador Eddy Etaeta cumprimentou cada um dos repórteres após conceder sua última entrevista coletiva no Brasil.

Aos taitianos, posso sugerir para que continuem em sua busca pela profissionalização de seu futebol. Não é um caminho fácil e, provavelmente, levará alguns anos até que a equipe da Oceania consiga fazer frente aos adversários de outros continentes. Já postei isto uma vez, mas repito: vejam como os times do Japão, Estados Unidos, Índia, China e Oriente Médio têm feito, levando grandes jogadores em final de carreira para atuarem em suas terras e, com isso, aumentar o interesse no futebol nesses países. É apenas um modelo, mas que pode vir a funcionar. A própria participação do Taiti nesta Copa das Confederações, provavelmente, irá aumentar o interesse de todos no futebol daquele país.

Obrigado, Taiti. E voltem sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário