sexta-feira, 14 de junho de 2013

Seja um Torcedor Consciente

A estratégia de utilizar o esporte como "cortina de fumaça" e distrair os populares enquanto decisões políticas importantes são tomadas não é nova: ela já era praticada na Roma Antiga e era conhecida como política do "pão e circo" (panis et circenses) quando o governo oferecia alimento e espetáculos nos coliseus para manipular a população.

Eu gosto muito de futebol. Aprecio grandes partidas e gosto de consumir coisas relacionadas aos times que eu torço. No entanto, reconheço que o futebol é usado aqui no Brasil com a finalidade de desviar a atenção para assuntos importantes. Repararam que as eleições sempre acontecem nos mesmos anos da Copa do Mundo ou dos Jogos Olímpicos? Não é mera coincidência.

Você, como torcedor, não deve se sentir culpado ao assistir aos jogos ou torcer para o seu time. É um direito que cabe a você. No entanto, você sempre deve sempre se questionar a respeito do que acontece ao seu redor. Será que houve alguma irregularidade na organização ou preparação do evento? Será que enquanto eu estou aqui torcendo para o meu time de coração, não estão sendo tomadas decisões importantes, como novos projetos de leis, privatizações ou reformas?

Por este motivo, não se deixe levar demais pela empolgação do espetáculo, esquecendo-se de assuntos importantes. Não deixe de dar uma folheada no seu jornal preferido, principalmente nas páginas de política, economia e de assuntos internacionais. É chato? Admito que eu achava maçante ter de ler aqueles textos enormes, mas há quem se aproveite da alienação do povo para agir de má-fé, infelizmente.

Claro que há meios de comunicação que, infelizmente, são tendenciosos e dão razão a apenas um lado das discussões. Como lidar com eles? Procure ler e ouvir os dois lados antes de fazer o julgamento. Da mesma forma, se o governo diz que uma Copa do Mundo vai trazer lucros e desenvolvimento ao Brasil, ouça a opinião dos oposicionistas e confronte as opiniões antes de chegar a uma conclusão final.

Torça para o seu time preferido e aproveite o espetáculo! É legal e você merece esse prazer! Mas questione sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário