domingo, 27 de outubro de 2013

A Evolução do "Muricybol"

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo-
http://www.facebook.com/saopaulofc

Não sei se estou mais tolerante com o "Muricybol" porque o São Paulo está, de fato, jogando bem, ou porque faz algum tempo que não assisto a um bom jogo do meu Barcelona. Mas é fato que o Tricolor está jogando muito melhor em todos os aspectos: posicionamento, criatividade, menos passes errados e mais jogadas com a bola no chão. Infelizmente, o Soberano ainda mantem alguns vícios como os chutões, as faltas cometidas e a atitude defensiva de explorar os contra-ataques.

O movimentado jogo em Caxias do Sul teve arbitragem confusa, mas o São Paulo jogou melhor e valorizou mais a posse da bola. O velho 3-5-2 de Muricy tem um grande leque de possibilidades dependendo da movimentação dos meio-campistas e laterais.


O 3-5-2 do São Paulo oferece opções defensivas e também
favorece a troca de passes  conforme as linhas tracejadas
(obtido via this11.com)

O São Paulo, embora ainda seja uma equipe muito pragmática, ganha muita criatividade no meio-de-campo ao contar com um maestro como Paulo Henrique Ganso para organizar as jogadas e servir os atacantes. Ao mesmo tempo, o esforçado atacante Aloísio consegue encontrar o caminho para o gol. Ainda não é tecnicamente brilhante, mas compensa com vontade em campo (espero que ele evolua nos fundamentos a longo prazo). E Rogério Ceni voltou a fazer boas defesas apagando a má impressão de que estaria "velho" demais para jogar em alto nível. Sem dúvida, o esquema de três zagueiros favorece (e muito!) o Mito.

Para o futuro, espero que Muricy pegue alguma aulas com Marcelo Bielsa e Jorge Sampaoli par aque o São Paulo tenha mais leveza, criatividade e coletividade, sem abrir mão do esquema de três zagueiros que, definitivamente, mostra-se o mais adequado para o Tricolor.


O 3-3-1-3/3-3-3-1 da Seleção Chilena. Sampaoli, a exemplo de
seu tutor Bielsa, também arma esquemas com três defensores e
três volantes sem, contudo, sacrificar a leveza e a criatividade
da Roja (obtido via this11.com)
Ainda estou esperando que Muricy dê um jeito de encaixar o Jádson, o Maicon e o Ganso novamente. Os três gostam de jogar com a bola no chão, tornariam a equipe bem mais leve e agradável de observar. Para este ano, o comandante já deu padrão de jogo ao time e não prevejo grandes mudanças a curto prazo. Mas para a próxima temporada, espero que o treinador assista aos jogos do Chile com mais frequência e acrescente mais criatividade e coletividade ao meu Tricolor.

Em tempo: nesta semana eu elaborarei resenhas caprichadas para homenagear o piloto Sebastian Vettel e a nossa campeoníssima Seleção Brasileira de Futebol de Salão. Mas desde já, fica aqui registrado os meus parabéns aos esportistas pelos títulos conquistados neste domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário