terça-feira, 1 de outubro de 2013

Volante Bom Também Faz Gol

Imagem extraída do Facebook oficial de İlkay Gündoğan -http://www.facebook.com/IlkayGuendogan

Felipão, Tite, Mano e outros que rezam pela mesma cartilha deveriam assistir aos jogos do Campeonato Alemão (ou Bundesliga) com mais frequência, principalmente às partidas do meu Borussia Dortmund.

Será que os entusiastas do "futebol eficiente" já ouviram falar de Nuri Şahin, Sven Bender ou İlkay Gündoğan? O trio de volantes do Borussia não se restringe a marcar: os atletas primam pela leveza, participam ativamente do jogo, trocam passes e sobem para criar oportunidades de gol. Mesmo com três volantes tão ofensivos, o time amarelo leva pouquíssimos gols -a última goleada sofrida pelo time alemão foi aquela na Champions League 2012-13 por 3x0 ante o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. Ah! E os zagueiros e os laterais também ajudam na elaboração de jogadas.

Houve um jogo neste ano contra o Bayern München em que o treinador Jürgen Klopp precisou colocar os três volantes para completar o meio-de-campo (Şahin foi improvisado na vaga que pertencia a Mario Götze) e o Borussia anotou 4x2 em cima do rival bávaro.

O Borussia leva poucos gols graças a uma defesa muito bem organizada e o mais importante: a equipe joga sem rifar a bola, impedindo que o adversário jogue. Já escrevi uma centena de vezes que quando o adversário não tem a bola ele não consegue jogar nada. Mesmo com tantas evidências, os "professores" daqui ainda não parecem compreender isso e continuam oferecendo a bola e o campo para o adversário jogar, mantendo seus times totalmente recuados.

Outra equipe que possui volantes participativos é a Juventus, tendo à disposição o veterano Andrea Pirlo e o chileno Arturo Vidal, dois atletas que jogam com a bola no chão e têm qualidade no passe. A Juve atua normalmente com três zagueiros, é verdade, mas os volantes e os laterais ajudam na criação de oportunidades para compensar.

Aqui no Brasil, infelizmente, ainda cultuamos aqueles volantes "guerreiros", muito mais lembrados pelas suas chegadas duras do que pelos lances bonitos. Denílson, Wellington, Ralf, Márcio Araújo, Renê Júnior, ... E muitos deles têm cadeira cativa nos times.

Existem, felizmente, alguns volantes com características ofensivas à disposição da Seleção Brasileira. Eu aprecio muito o jogo do Hernanes (atualmente na Lazio), do Casemiro (que, aos poucos, vai ganhando espaço no Real Madrid) e, com boa vontade, o do Elias (hoje no Flamengo). O Ramires já foi um bom volante ofensivo, mas sua transferência para o Chelsea fez dele um atleta de cintura dura e muitas faltas. O Paulinho, atualmente no Tottenham, é participativo e esforçado, mas ainda dá muita trombada e efetua poucos dribles.


Imagem extraída do Facebook oficial de Nuri Şahinhttp://www.facebook.com/nurisahinofficial

Ainda tenho esperanças de que nossos "professores" e atletas acordem e tragam de volta o nosso futebol artístico e ofensivo. Até temos bons meio-campistas, mas cada vez mais eles perdem espaço para os volantes de força que se vangloriam pelos seus carrinhos.

Felizmente, ainda existe o Borussia Dortmund para me alegrar. E, junto do time amarelo, existem Şahin, Gündoğan e Bender fazendo boas partidas e provando que é possível apostar em um futebol ofensivo sem comprometer a defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário