quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Parabéns, Falcão!

Imagem extraída do Facebook oficial do AS Roma-
http://www.facebook.com/officialasroma

Completou hoje 60 anos um dos maiores jogadores da história do Brasil, Paulo Roberto Falcão.

Eu, infelizmente, não tive a honra de vê-lo em atividade, mas qualquer pessoa entendida de futebol sabe do imenso talento do Rei de Roma.

Falcão é meio-campista de origem, atuando como meia-armador e também como volante. Muitos acreditavam que o atleta era individualista demais, mas a grande verdade é que o craque tinha um senso de julgamento ímpar, sabendo o melhor momento para arrancar até a meta adversária e quando era mais prudente passar a bola a um companheiro livre.

O catarinense, nascido em Abelardo Luz, começou sua carreira no Internacional, onde conquistou dois Campeonatos Brasileiros consecutivos (75 e 76) além do tri do Colorado em 79.

Transferiu-se para a Roma em 1980 onde fez história e ganhou o simpático apelido de "Rei de Roma". Seu sucesso foi tão grande no clube giallorosso que ele foi nomeado para o hall da fama da entidade. Vale mencionar aqui que mais dois brasileiros, o lateral Cafu e o zagueiro Aldair, também foram homenageados pelo clube italiano. Falcão conquistou um Campeonato Italiano e duas Coppa Italia pelo time romano.

Na Seleção Brasileira, fez parte da geração que injustamente não conquistou nenhum título. Falo daquele timaço que contava com Zico, Sócrates, Oscar, Júnior e outras feras.

Encerrou sua carreira no meu São Paulo, onde ainda teve tempo de conquistar mais um Brasileirão em 1986.

O Rei de Roma, após pendurar as chuteiras, trabalhou como comentarista e também como treinador. Infelizmente, os cartolas do futebol atual não deram tempo e respaldo ao ex-atleta e Falcão nunca se firmou como técnico, o que é uma pena pois ele era um craque com a bola e tem excelente ideias para ensinar garotos e armar grandes equipes. Tenho certeza que se o Colorado lhe desse o tempo que ele necessita, o catarinense montaria um timaço com o elenco à disposição -D'Ale, Scocco, Alex Raphael e Forlán- e a equipe estaria brigando pela liderança com o Cruzeiro.


Imagem extraída do Facebook oficial do AS Roma-
http://www.facebook.com/officialasroma

Parabéns, Rei de Roma! É de grandes talentos como você que o Brasil precisa para voltar a jogar o futebol que nos consagrou!



Nenhum comentário:

Postar um comentário