domingo, 6 de outubro de 2013

Vermelho ou Amarelo?

Imagem extraída do Facebook oficial do Atlético de Madrid-
http://www.facebook.com/AtleticodeMadrid

CBF e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) estão prestes a travar uma disputa. O motivo? O atacante Diego Costa.

Apesar de ter nascido em Lagarto (Sergipe), Diego jogou profissionalmente apenas na Europa, com passagens pelo Braga, Penafiel, Rayo Vallencano e Valladolid. Agora no Atlético de Madrid, o sergipano vive a melhor fase de sua carreira, com o time na liderança do Campeonato Espanhol juntamente com o meu Barcelona, e com o atacante na artilharia isolada da competição (10 gols, sendo dois a mais que Lionel Messi, o segundo na artilharia).

O desempenho de Diego chamou a atenção do técnico Vicente del Bosque, que deseja convocar o atleta. O sergipano tem cidadania espanhola, o que o tornaria selecionável para defender a Furia.

A convocação, no entanto, depende da CBF, uma vez que a FIFA condicionou a possibilidade de Diego defender a Espanha mediante o consentimento da entidade brasileira. O atacante atuou pelo Brasil em dois amistosos contra a Itália e Rússia, realizados em março deste ano. Felipão, inclusive, mencionou a possibilidade de convocar o atleta para os dois últimos amistosos de 2013, a serem realizados em novembro.

Questionado sobre a possibilidade de jogar pela Espanha, Diego demonstrou entusiasmo com a ideia, no entanto, sem fechar as portas ao Brasil. A possibilidade do atacante seguir o mesmo caminho de Marcos Senna e Thiago Alcântara (ambos brasileiros que defenderam a Furia) já revolta alguns torcedores brasileiros, que o consideram como um traidor. Caso semelhante ocorreu com Podolski e Klose (ambos nascidos na Polônia, porém naturalizados alemães) que foram hostilizados por torcedores poloneses após atuarem contra os Biało-Czerwoni.

Honestamente, não vejo traição por parte de Diego. Jogar uma Copa do Mundo significa muito para um jogador. É uma grande honra jogar na competição máxima do futebol. O sergipano, sem dúvida, não quer ficar fora da festa.

A questão que paira no ar são as motivações de um possível impasse entre CBF e RFEF. Como o Brasil deveria se posicionar na questão envolvendo o atacante? O atleta tem realmente chances reais de conseguir uma vaga na "Família Scolari"? Ou Felipão declarou que pretende convocar o atacante meramente para evitar que um rival direto pela taça se fortaleça?

Em um caso semelhante, o atacante Amauri (joga atualmente pelo Parma) declarou que gostaria de vestir as cores da Azzurra e Dunga, então técnico da Seleção Brasileira, afirmou em entrevista que pretendia convocar o atleta. O tempo passou e o jogador optou por defender a Itália. Amauri, no entanto, estava com 28 para 29 anos na ocasião, enquanto Diego Costa ainda vai completar 25. Ainda há muito tempo para o sergipano evoluir ainda mais e obter uma chance real de ser titular pelo Brasil, sobretudo se levarmos em conta as frequentes lesões de Fred e o fato de Jô e Pato ainda não serem titulares absolutos no ataque.

Qual será o destino de Diego Costa? A escolha, no entanto, não está apenas nas mãos do jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário