segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Em Terra de Cego...

Imagem extraída de http://www.facebook.com/cruzeirooficial

O que vou postar a seguir, não é opinião minha e, sim, do grande Paulo César Caju: o Cruzeiro não tem nenhum craque, possui apenas alguns bons atletas e só se destaca graças ao trabalho de Marcelo Oliveira.

A Raposa é uma das poucas equipe que joga um futebol decente aqui no Brasil -a outra é o Atlético Mineiro, mas o Galo não está nem aí para o Brasileirão e está pensando no mundial a ser realizado no Marrocos.

O Botafogo e o Coritiba têm bons atletas em seus meios-de-campo -Seedorf e Alex, respectivamente- mas as duas equipes criaram uma dependência excessiva em seus craques e bastou uma fase ruim de seus meias para que o Fogão e o Coxa descessem na tabela. Grêmio e Atlético Paranaense estão bem na tabela, mas seguem rigorosamente a cartilha do "futebol eficiente" e, portanto, não podem ser considerados exemplos para o futebol apesar dos bons resultados obtidos.

O Campeonato Brasileiro está muito ruim há anos. Muitos dizem que os resultados estranhos são resultado do "equilíbrio" entre as equipes, mas a grande verdade é de que o torneio está nivelado por baixo, com praticamente todas as equipes jogando um futebol horrível, violento, burocrático e estreitamente defensivo. Não à toa, umas doze equipes ainda correm risco de rebaixamento, como bem observou o articulista Benjamin Back, do jornal Lance. Se a teoria de Caju for verdadeira, fica muito fácil para uma equipe como o Cruzeiro se destacar em um campeonato de nível tão sofrível.

Não dá gosto algum assistir aos jogos. E não é apenas opinião minha. Prova disso? Os estádios estão quase todos vazios. Não vale à pena pagar um ingresso caro para ver partidas de nível técnico tão ruim. Não obstante, nossos estádios não têm infra-estrutura e há, ainda, risco do torcedor se deparar com cenas grotescas como aquelas vistas neste final de semana no Frasqueirão e no Vila Capanema.

Não acho, em hipótese alguma, que o Cruzeiro seja uma equipe ruim. Eu, no entanto, concordo que boa parte do sucesso do time celeste se deve ao baixo nível técnico dos times. E vocês sabem: em terra de cego...

Nenhum comentário:

Postar um comentário