sábado, 26 de outubro de 2013

A Espanha É Nossa!

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- http://www.facebook.com/fcbarcelona

A Argentina foi colônia da Espanha, que enviou exploradores que vieram à América do Sul em busca de metais preciosos. A região, alíás, era tão rica em minérios de prata que foi batizada com o nome de "Argentina" (derivado do latim argentum, que significa "prata" em português).

Hoje, no entanto, são os argentinos que estão colonizando a Espanha, pelo menos no futebol. Os dois clubes melhor colocados na Liga Espanhola são treinados por técnicos argentinos. E eles também estão fazendo boas campanhas na Champions League, sem nenhuma derrota até o momento.

Gerardo "Tata" Martino e Diego "Cholo" Simenone são treinadores do Barcelona e do Atlético de Madrid, respectivamente. Ambos nasceram na Argentina (Martino em Rosario e Simeone em Buenos Aires).

Tata foi meia revelado pelo Newell's Old Boys (por sinal, o clube que dirigia antes de vir ao Barça) quando foi comandado pelo grande Marcelo "El Loco" Bielsa. Sua carreira como jogador foi praticamente inteira na Argentina -ele atuou na Espanha, Equador e Chile por curtos períodos. Como treinador, Gerardo ficou famoso ao treinar muitos times paraguaios, inclusive a seleção do país. Como discípulo de El Loco, Tata também adotou o estilo do toque de bola. Quem assistiu aos jogos do Newell's deve ter reparado na grande quantidade de passes trocados entre os atletas. Tal filosofia o condicionou ao cargo de treinador do Barcelona. E a aposta dos dirigentes blaugranas se mostrou mais do que acertada, dada a ótima campanha que os catalães tem feito.

Oito anos mais jovem que Tata, o ex-volante Simeone começou no Vélez Sársfield. Suas atuações o levaram ao Atlético de Madrid, onde ele jogou por cinco anos somando as suas duas passagens. O Cholo também teve uma extensa carreira pela Seleção Argentina (de 1988 até 2002). Diego, no entanto, era conhecido por ser um atleta de muito mais raça do que técnica, sendo considerado como um jogador desleal por alguns críticos. Aceitou a missão de livrar os Rojiblancos da crise em 2012. Fez mais do que isso: conquistou títulos, quebrou o tabu contra o vizinho e arquirrival Real Madrid, e ainda fez o Atlético jogar um futebol bem mais agradável com toque de bola. Tudo bem que ele ainda pratica o "Muricybol" e o "Matteobol" quando enfrenta os times de mais renome, mas a confiança e o entrosamento do elenco certamente farão os Colchoneros se desprenderem dessa praga do "futebol eficiente". Prova disso: cada vez mais atletas do Atlético de Madrid estão sendo convocados para a Seleção da Espanha. E o time de Simeone vai muito bem, obrigado, no Campeonato Espanhol (é vice-líder, com apenas um ponto a menos que o Barcelona) e está fazendo uma campanha fantástica na Champions League com 100% de aproveitamento.


Imagem extraída do Facebook oficial do Atlético de Madrid-
http://www.facebook.com/AtleticodeMadrid

A aposta dos dirigentes espanhóis em treinadores argentinos mostra uma nova tendência: adotar o estilo argentino de jogar bola, que alia determinação com técnica. Basta observar o maior craque do mundo, Lionel Messi: ele é muito esforçado e nunca deixa de tentar alguma jogada mesmo com o time em desvantagem, mas a Pulga também esbanja talento com seus dribles, passes, velocidade e visão de jogo. Não é como aqueles nossos volantes que têm músculos demais e dribles de menos. A vinda de técnicos argentinos, sem dúvida, irá acrescentar novos valores ao já soberbo futebol espanhol: formar novos atletas com a mentalidade de Messi, aliando a técnica à vontade de jogar bola. Assim é Messi, assim é Kun Agüero, assim é Riquelme.

A Argentina já foi colônia dos espanhóis. Agora são os argentinos que estão colonizando a Espanha. Pelo menos no futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário