sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O Fim do Futebol Eficiente?

Imagem extraída de http://www.facebook.com/SCInternacional.Oficial

Dunga não resistiu à derrota de ontem para o Vasco e foi demitido. Mesmo com toda a história e identificação com o Colorado, o ex-volante não vingou e foi muito contestado pela torcida nos últimos jogos. Os resultados ruins que o treinador obteve e a pífia décima posição no Brasileirão não condizem com o investimento que o clube gaúcho fez ao trazer Scocco, Forlán e Alex Raphael ao Beira Rio.

Nada contra Dunga, mas o treinador poderia ter aproveitado melhor o elenco que tinha à disposição e colocar a equipe no ataque. Ao invés disso, o agora ex-técnico do Inter priorizava obsessivamente a marcação, assim como fazia na Seleção Brasileira.

Os últimos anos, aliás, vêm mostrando que a fórmula do "futebol eficiente" está cansando e mesmo treinadores consagrados não podem mais se valer de seus currículos invejáveis como escudo.

No ano passado, Felipão caiu do Palmeiras, mesmo com todos os títulos que tem no clube alviverde. O treinador gaúcho, mesmo precisando de resultados, não abria mão dos volantes brucutus mesmo que isto significasse renunciar à criação de oportunidades. Deu no que deu e o Palestra foi rebaixado pela segunda vez neste século. O técnico foi responsabilizado junto dos dirigentes pelo descenso.

Muricy Ramalho ainda não conseguiu afastar o meu São Paulo do fantasma do rebaixamento. O treinador continua recuando o time em demasia, aposta em contra-ataque e em chuveirinhos na área. Sou grato ao Muricy pelos títulos pelo Tricolor e por aceitar dirigir o Soberano mesmo no caos em que o clube se encontra, mas nenhum gol vai sair enquanto o time não buscar o resultado. Ainda neste ano, Muricy foi demitido do Santos, mesmo tendo conquistado a Libertadores de 2011 pelo Peixe.

Tite ganhou um alento ao bater o instável Bahia nesta semana, mas a posição do Corinthians na tabela ainda não pode ser comemorada. O treinador gaúcho também foi muito contestado pela sequência ruim de resultados, mesmo com os todos os títulos que ele conquistou pelo Timão.

Enquanto os "professores" teimam que defender é mais importante do que criar oportunidades de gol, o Cruzeiro de Marcelo Oliveira já abriu 11 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o Botafogo. E a Raposa joga um futebol ofensivo e com toque de bola.

Voltando ao Inter, o treinador mais cotado para substituir Dunga é Abel Braga, mas eu gostaria de sugerir a contratação de Paulo Roberto Falcão: ele foi um craque, tem identificação com o Colorado, tem boas ideias e não fica se apoiando no "futebol eficiente".

Tenho certeza que um treinador como o Falcão tem tudo para fazer do Inter uma equipe de muito respeito, ainda mais com o elenco que tem à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário