terça-feira, 22 de outubro de 2013

A Primeira Vitória?

Imagem extraída de http://www.facebook.com/coritibaoficial

A rodada deste final de semana foi marcada por manifestações dos atletas em apoio ao movimento Bom Senso FC que Alex (foto), Paulo André, Rogério Ceni, Elias e outros criaram para revindicar por melhorias no futebol. Antes do início de cada jogo válido pela trigésima rodada da Série A, os atletas se abraçaram em volta do círculo central para demonstrarem seu apoio à causa.

Ontem, dirigentes da Federação Paulista de Futebol (FPF) acenaram com a possibilidade de criar um Campeonato Paulista mais curto a ter início no dia 19 de janeiro. Os vinte times seriam divididos em quatro grupos de cinco equipes sendo os quatro grandes -São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos- os cabeças-de-chave. Os dois primeiros de cada grupo avançariam para um mata-mata que decidiria o campeão estadual, enquanto o pior de cada grupo seria rebaixado. Cogita-se, ainda, que os piores tenham uma "segunda chance" e disputem um mata-mata com os vice-lanternas para definir os quatro rebaixados do Paulistão 2014. Este formato de competição, aliás, é justamente aquele que o jornalista Luiz Antônio Prósperi vinha sugerindo desde os tempos em que escrevia no extinto Jornal da Tarde.

Para quem não se lembra, a FPF cogitava antecipar o início do Paulistão para o dia 12 de janeiro em virtude da Copa do Mundo, a ser realizada em junho de 2014. A antecipação encurtaria ainda mais as férias dos atletas, que reclamam da falta de tempo para descansar, realizar boas pré-temporadas e de realizarem excursões ao exterior para disputar torneios amistosos com os times da Europa -algo que traria lucro financeiro, cultural e esportivo ao futebol brasileiro.

As mudanças ainda não estão confirmadas, mas tudo indica que os atletas, pelo menos desta vez, terão suas revindicações atendidas. E assim também espero, afinal jogadores não são máquinas incansáveis.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/BomSensoFC14

Leia mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário