sábado, 19 de outubro de 2013

Rede de Mentiras

Boa tarde, querido leitor ou leitora.

Hoje o blog dá um tempo nos comentários a respeito sobre futebol e aborda um tema que vem incomodando muito o autor: a quantidade de boatos e de informações falsas que vem sendo divulgadas amplamente nas redes sociais.

Só nesta semana, li dezenas de postagens afirmando que o policial do "Caso Roubo da Hornet" (veja no youtube para mais detalhes) havia sido punido por ter efetuado os disparos e que uma representante da Comissão dos Direitos Humanos havia chorado pelo baleado.

Fui verificar a procedência das "informações" em alguns sites (IG, UOL, Globo, Record, Carta Capital, ...) mas não encontrei nenhuma menção a respeito do que foi compartilhado.

A internet tornou-se uma poderosa ferramenta para a troca rápida de informações, mas também tornou-se um meio de se propagar boatos. Alguns deles tiveram consequências devastadoras, induzindo ao ódio contra pessoas que nem ao menos tinham a ver com a história. Em um desses casos, a frase “quem entra em atividade pública deve entrar por amor, não por dinheiro” foi atribuída erradamente ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e à Presidenta da República, Dilma Rousseff.

Ao amigo leitor, peço que, antes de compartilhar qualquer história, procure verificar sua procedência. Algumas pessoas agem de má-fé e criam histórias impactantes justamente com o propósito de chocar o internauta e incentivá-lo a dar vazão a informações falsas.

 Leia o post do Professor Leonardo Sakamoto a respeito da divulgação de boatos pelas redes sociais: http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/06/23/cheque-a-informacao-antes-de-divulgar-algo-serio-via-redes-sociais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário