domingo, 13 de outubro de 2013

Um Sonho Possível?

Imagem extraída de http://www.facebook.com/AdnanJanuzaj

Ele tem apenas 18 anos, ainda não é titular absoluto em sua equipe (foi promovido da base do Manchester United para a equipe principal neste ano), mas já anotou dois gols em três partidas disputadas, e é pivô de uma disputa entre várias seleções.

Adnan Januzaj é nascido em Bruxelas, Bélgica, mas tem pais kosovares que migraram os Países Baixos durante o período de guerras que decretaram a fragmentação da ex-Iugoslávia. Além disso, corre sangue turco nas veias do jovem meio-campista -seus avós são nascidos na Turquia.

Januzaj, portanto, poderia defender qualquer uma das seguintes seleções: Bélgica, Turquia, Sérvia, Albânia (o povo kosovar descende da Albânia) e a Inglaterra (pelo fato de residir na Terra da Rainha desde 2011).

O atleta, no entanto, teria recusado todos os convites para vestir a camisa de qualquer uma das seleções mencionadas. O motivo da recusa: Januzaj teria afirmado que deseja representar Kosovo, a terra natal de seus pais.

O desejo de Januzaj, no entanto, tem uma forte oposição oriunda justamente das guerras que obrigaram muitos kosovares a abandonar sua terra natal e imigrar para o outro lado da Europa. A independência de Kosovo ainda não é reconhecida por todas as nações. A Sérvia (que considera Kosovo como parte de seu território) é a principal opositora da independência kosovar e tem potências influentes na Organização das Nações Unidas como aliadas, o que dificulta até mesmo um reconhecimento pela ONU. A UEFA e a FIFA, por sua vez, não permitiram o credenciamento de uma Federação Kosovar de Futebol em decorrência deste fato, o que obrigou os atletas kosovares a representar outras nações (a maioria joga pela Suíça ou pela Albânia). Cabe aqui mencionar que muitos países da América do Sul, incluindo o Brasil, ainda não reconhecem a independência de Kosovo.

Já escrevi em outra oportunidade aqui no blog a respeito da questão kosovar. Na ocasião, Xherdan Shaqiri, Granit Xhaka e Valon Berhrami (todos atletas kosovares que atualmente representam a Suíça) encaminharam à FIFA uma petição revindicando que a entidade reconheça a federação local. A entidade teria acenado com a possibilidade dos kosovares disputarem amistosos não oficiais. Ainda não é o que os atletas deseja, mas já seria uma grande vitória para Shaqiri, Xhaka, Behrami e ao próprio Januzaj.

Enquanto o sonho de Januzaj não se concretiza, o atleta é pivô de outra disputa: grandes clubes, incluindo o meu Barcelona, estariam de olho no futebol da promessa kosovar. Só mera especulação, mas após o "Efeito Pogba" (quando o Manchester United perdeu o jovem volante francês de graça para a Juventus, onde o meio-campista está brilhando), muitos clubes estão animados em tirar o garoto dos Red Devils e contar com mais um "vacilo" dos ingleses. Lembrando que Januzaj foi efetivado neste ano e que o garoto ainda está brigando por posição no time.

Independente do destino de Adnan Januzaj, torço para que o garoto faça muito sucesso. Ele sabe que cada vitória em sua carreira é também uma grande conquista para a sua sofrida pátria!

Leia mais:

Carta Capital -Januzaj, o “mártir” que o Kosovo precisa?: http://esportefino.cartacapital.com.br/januzaj-kosovo-fifa/

Lance -Briga diplomática faz com que joia do United possa escolher seis seleções: http://www.lancenet.com.br/minuto/Briga-diplomatica-promessa-United-escolher_0_1007299460.html

Daily Mail- Januzaj rejects Belgium call-up as United star still to decide on international future: http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-2449085/Manchester-Uniteds-Adnan-Januzaj-rejects-chance-play-Belgium.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário