sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Presente que o Palmeiras Merece

Imagem extraída de http://www.facebook.com/WilliamlMendieta

Não vejo a hora do Palmeiras confirmar seu retorno para a Série A. É apenas questão de tempo para que o Verdão retorne ao lugar de onde nunca deveria ter saído e possa comemorar seu centenário em 2014.

O centésimo aniversário do Alviverde, aliás, merece um belo presente que poderia vir na forma de um título ou de um futebol inesquecível, daqueles que enche os olhos do torcedor e faça o Palmeiras ser digno novamente do nome "Academia de Futebol".

Com a bolinha que o time do Gilson Kleina vem jogando, no entanto, é bem improvável que o clube ganhe algum desses presentes no próximo ano. O futebol do Palmeiras continua muito pragmático para o meu gosto com muito mais gente para marcar do que para criar. Poderíamos falar em desempenho, mas tomar sufoco de equipes do porte de ICASA, ABC e Guaratinguetá só mostra que o Verdão está merecidamente na Série B ao se deixar nivelar por baixo e se equiparar a times desse nível. Como se isso não bastasse, a imprensa escreve que o Kleina "erra" ao colocar dois meias (Mendieta e Valdívia) porque "sobrecarrega os volantes". Tá bom! O Barcelona joga com dois meias, apenas um volante e, mesmo assim, leva pouquíssimos gols. E o único defensor alto do Barça é o Piqué.

O que falta ao Palmeiras é investir em talento, em jogo coletivo e em técnica. Já começa errando ao colocar treinadores que se escondem atrás de seus incontáveis volantes. O clube também não efetiva nenhum garoto da base e errou em muitas contratações. Para completar, os problemas políticos do clube impediram que os poucos trabalhos que deram algum resultado na entidade tivessem continuidade. Fico feliz em saber que ao menos o atual presidente, Paulo Nobre, vem conseguindo diminuir os desentendimentos entre chapas de situação e oposição, o que eu acredito que os desentendimentos entre dirigentes foram o principal fator para a segunda queda do Verdão.

Eu gostaria que o Palmeiras voltasse a ser um time grande em todos os aspectos. O Verdão teve pelo menos duas gerações memoráveis, a de Ademir da Guia nos anos 70, e a dos anos 90 que contou com atletas como Edmundo, Evair e Alex. Ambas jogavam um futebol agradável e conquistaram muitos títulos. Essas gerações faziam jus ao apelido de "Academia de Futebol". Nos dias de hoje, o Palestra mais parece academia de rúgbi ou de corrida de fundo, tamanha a quantidade de trombadas e a correria desenfreada dos atletas -não confundir o jogo veloz praticado pelo Bayern com a correria desenfreada dos "professores" daqui, OK?

A diretoria palmeirense, segundo a imprensa, ainda não teria iniciado as conversas para a renovação de contrato com o técnico Gilson Kleina, mas se o Palmeiras continuar apresentando esse futebol de time pequeno, vai ser melhor contratar um treinador com mais ousadia e ideias menos conservadoras para comemorar o centenário. Se o Verdão toma sufoco para enfrentar um ICASA, imaginem na hora de pegar um Cruzeiro, um Galo, um Botafogo, ...

Bota o time no ataque, Kleina! Coloque mais armadores e volantes ofensivos em um esquema de três atacantes para pressionar o adversário! Faça o time valorizar a posse da bola! O Palmeiras fez um gol? Manda fazer mais uns quatro enquanto o rival ainda está grogue para deixar o adversário sem reação! Time grande tem que jogar como time grande! E o senhor tem gordura de sobra no campeonato para montar uma equipe mais ousada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário