terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ideias para os Estaduais

Imagem extraída de http://www.facebook.com/BomSensoFC14

Uma das revindicações do Bom Senso FC -movimento criado por Alex, Rogério Ceni, Paulo André e outros jogadores- se refere justamente sobre o início dos campeonatos estaduais.

Em decorrência da Copa do Mundo, a CBF e as federações estaduais cogitaram antecipar o início dos campeonatos regionais, o que diminuiria ainda mais as férias dos jogadores.

Estou torcendo muito para que Alex e seus companheiros tenham sucesso em suas revindicações, afinal os atletas não são máquinas. Ainda assim, o jogadores têm férias curtas, não têm tempo de fazer boas pré-temporadas, acabam prejudicados quando realizam excursões ao exterior (algo que traria muitos lucros aos clubes e à própria CBF), jogam uma quantidade absurda de partidas por semana (neste ano, alguns times entraram em campo quatro vezes seguidas), fazem viagens desgastantes e vivem tendo problemas com o bizarro calendário brasileiro que marca rodadas do Brasileirão em datas FIFA.

Os jogadores cogitam realizar uma greve caso suas revindicações não sejam atendidas. Atitude que, aliás, eu apoio. Demorou para o "Gigante" acordar no futebol e protestar contra mandos e desmandos de federações ou dirigentes que nunca chutaram uma laranja na vida e colocam o lucro acima do bem-estar do jogador.

Caso os jogadores não tenham sucesso em suas revindicações, tenho algumas ideias que poderão ser de valia. A principal delas é disputar os estaduais apenas com atletas reservas e/ou com garotos efetivados das categorias de base, afinal o nível técnico desses campeonatos é baixo e os grandes clubes sempre conseguem chegar ao mata-mata mesmo jogando mal. Ao mesmo tempo, os titulares poderiam desfrutar de férias mais justas e realizar uma pré-temporada melhor.

Aproveito a oportunidade e gostaria de lamentar alguns comentários proferidos por internautas que acreditam que os atletas deveriam acatar as propostas da CBF para justificarem seus altos salários. No dia em que estas pessoas obtiverem o nível de consciência e esclarecimento de Alex, pode ter a certeza de que irão apoiar incondicionalmente o movimento dos atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário