terça-feira, 15 de outubro de 2013

De Olho nas Sérvias

Imagem extraída de http://www.facebook.com/TorcidaMolicoOsasco

Hoje publico meu primeiro post sobre a Sérvia. Pensei em escrever a respeito da boa geração de zagueiros daquele país, como Neven Subotić, Nemanja Vidić ou Branislav Ivanović. Ou, quem sabe, tecer uma homenagem à bela e talentosa tenista Ana Ivanović. Eu, no entanto, resolvi reforçar a mensagem de domingo sobre a força do vôlei sérvio.

Os países do Leste Europeu sempre investiram pesado no esporte. Já expliquei que a principal motivação dos socialistas durante a Guerra Fria era utilizar o desporto como arma política e utilizar as olimpíadas para provar sua superioridade em relação ao  lado capitalista. A guerra (que nunca aconteceu de verdade) acabou, mas os agora ex-socialistas continuaram investindo pesado na formação de seus atletas.

Quem acompanhou o FIVB World Grand Prix 2013 deve ter notado a grande campanha do selecionado sérvio que obteve o terceiro lugar na competição, além de ter eleito três jogadoras na seleção do campeonato: a ponteira Brankica Mihajlović, a meio-de-rede Milena Rašić e a oposta Jovana Brakočević. Esta última, por sinal, acabou de ser campeã mundial pelo VafikBank Istanbul e sua atuação diante do nosso Unilever/Rio de Janeiro foi incontestável.

A Seleção Sérvia é composta de atletas, em sua maioria, jovens, talentosas e altas. Elas ainda prestarão serviços ao seu país por muitos anos (oito das jogadoras selecionadas têm 25 anos ou menos). Se a atual geração já conquistou um surpreendente terceiro lugar, imagine quando as meninas do Leste Europeu ganharem maturidade e entrosamento. E elas superaram equipes tradicionais como Itália, Rússia, Cuba e Estados Unidos.

Duas das atletas que obtiveram o bronze em Sapporo atuarão na Superliga 2013-14, as ponteiras Brankica Mihajlović (Unilever/Rio) e Sanja Malagurski (Molico Nestlé). Elas vieram ao Brasil porque sabem da hegemonia de nosso voleibol e vieram conhecer a nossa escola. E seria muito bom que nossas atletas e os nossos treinadores aproveitassem a oportunidade e também aprendessem o máximo possível com as estrangeiras.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/unilevervolei

A Superliga 2013-14 já começou há algumas semanas, mas, ainda assim, ofereço as boas-vindas a Mihajlović e Malagurski ao nosso país. Espero que elas gostem do Brasil e façam muito sucesso em nossas terras. Teremos muito o que aprender com a escola sérvia de voleibol, assim como as meninas, sem dúvida, não irão esquecer suas passagens pelo Brasil.

E fica de olho nelas, Zé Roberto! Elas são potencias concorrentes por medalhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário