quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Voo do Ganso

Imagem extraída de http://www.facebook.com/spfc.net

Quando surgiu a especulação de que Paulo Henrique Ganso poderia desembarcar no Morumbi em 2012, eu fiquei com o pé atrás: o histórico de lesões do atleta e a possibilidade de gerar ciúmes no elenco (que havia recuperado a estabilidade após dois anos de incertezas) me preocupavam.

Eu, no entanto, mordi a minha língua: o meio-campista está jogando um futebol digno dos seus tempos de Santos e faz toda a diferença em campo com seus passes precisos e visão de jogo. E não foi apenas pelo jogo de ontem contra o lanterna Náutico, no surpreendente jogo contra o Cruzeiro foi o camisa 8 quem resolveu a partida para o meu Tricolor. Quem mandou eu discordar das palavras do grande Paulo César Caju, que afirmou que o paraense era craque e diferenciado?

Méritos também do treinador Muricy Ramalho, que já havia trabalhando com Ganso no Santos. Desde a vinda do comandante tricampeão brasileiro, o meia melhorou seu rendimento assustadoramente. Ainda não concordo com a filosofia do técnico de priorizar a defesa em detrimento à criatividade, mas admito que ele fez bem em colocar o Maicon (que joga com a bola no chão) para fazer dupla com o paraense e também pelo lado motivacional ao fazer o camisa 8 render no Soberano o que ele rendia no Peixe. Isso me faz lembrar uma história quando Muricy bancou o atacante Leandro em 2007: na ocasião, o jogador passava por uma má fase e era contestado pela torcida, mas o treinador motivou o atleta e ele foi fundamental para a conquista do bicampeonato.

As boas atuações de Ganso o credenciam a voltar à Seleção Brasileira. Eu acho que ainda é prematuro falar em convocações, mas Felipão poderia apostar no entrosamento do paraense com Neymar e fazê-los reeditar a dupla que fez sucesso no Santos entre 2010 e 2012. E, como diz Caju, quanto mais craques tivermos na Seleção, melhor. O único porém é que, se Ganso voltar à Seleção, ele desfalcará o São Paulo em novembro, que poderá ser um mês decisivo para o Soberano ainda lutando para fugir do rebaixamento.

Espero realmente que Ganso recupere o prestígio com a camisa do meu São Paulo. O Brasil está cada vez mais pobre em craques e um atleta da estirpe de Ganso ajudaria a trazer um pouco de luz ao tenebroso futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário