segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"Grupo da Morte" na Repescagem

Imagem extraída do Facebook oficial de Cristiano Ronaldo-
http://www.facebook.com/Cristiano

Criou-se muita expectativa sobre a repescagem européia para a disputa das quatro vagas remanescentes para a Copa de 2014, afinal o sorteio seria baseado no polêmico Ranking da FIFA cujos critérios levam em conta o desempenho recente das seleções. Isso significa que poderíamos ter algum "grupo da morte" na repescagem com duas seleções consideradas fortes se encontrando na disputa pelas quatro vagas finais destinadas às equipes credenciadas à UEFA.

Algumas declarações polêmicas ajudaram a apimentar o sorteio -Cristiano Ronaldo teria insinuado possíveis favorecimentos nos sorteios para a repescagem.

Hoje o sorteio foi realizado e alguns confrontos quentes prometem emoções na disputa pelas quatro vagas remanescentes, a serem realizadas nos dias 15 e 19 de novembro. Vamos aos comentários sobre os confrontos e alguns palpites do blogueiro.

PORTUGAL X SUÉCIA- embora os temores de Cristiano Ronaldo em pegar a França não tenham se confirmado, a Seleção das Quinas terá pela frente a Suécia. A seleção nórdica já viveu dias melhores -teve uma grande geração em 58, quando foi vice-campeã mundial perdendo para o Brasil de Didi e Garrincha, e outra razoável em 94, aquela de Ravelli e Brolin, que foi terceiro lugar na Copa dos Estados Unidos. Hoje a Suécia, no entanto, joga muito em função de seu único craque, Zlatan Ibrahimović. Portugal também conta com poucos bons jogadores -tirando o Ronaldo, acho que só o Moutinho joga bola no time. Ainda assim, a Seleção Portuguesa tem mais time que a Suécia, além de ter um melhor desempenho recente.

Favorito: Portugal
Jogo de Volta: será realizado na Suécia

UCRÂNIA X FRANÇA- nem sempre estar melhor no ranking da FIFA significa vantagem. E, no caso, a Ucrânia se deu mal e pegou um adversário muito forte pela frente. A Ucrânia passa por um momento de transição -os atletas de mais renome, como Andriy Shevchenko e Anatoliy Tymoshchuk, estão dando lugar a atletas mais jovens (Sheva, inclusive, pendurou as chuteiras pela sua seleção após a última Eurocopa). A França, por outro lado, vem recuperando o prestígio abalado pelas más campanhas recentes ao renovar seu elenco. Os Bleus, inclusive, contam com o grande jogador do momento, o meia-atacante Franck Ribéry, além de alguns bons atletas como Benzema e Nasri. A experiência até poderia ser um fator beneficente à seleção do Leste Europeu, mas os franceses têm pleno favoritismo por contar com atletas mais talentosos e, provavelmente, em melhor forma física. E, cá entre nós, seria um privilégio vermos os talentos de Ribéry, Nasri e Benzema desfilando em nossos gramados.

Favorito: França
Jogo de Volta: será realizado na França

ROMÊNIA X GRÉCIA- antes de mais nada: vou torcer de peito aberto pela Romênia. A Grécia tem um time organizado e bem estruturado, mas é uma seleção estritamente defensiva que só vem se saindo bem por levar pouquíssimos gols. Na fase de grupos, os gregos anotaram menos da metade dos gols que a líder, Bósnia e Hezergovina (30 para os bósnios e 12 para os gregos). A Romênia, no entanto, não conta com uma equipe muito regular e só conseguiu chegar à repescagem graças a um tropeço da Turquia ante a Holanda. Mesmo com a minha torcida, acho que o time romeno não vai conseguir superar o favoritismo grego, que tem mais tradição. A sorte da equipe do Leste Europeu é ter o mando de campo no jogo de volta e isso será de grande ajuda.

Favorito: Grécia
Jogo de Volta: será realizado na Romênia

CROÁCIA X ISLÂNDIA- comemorei muito que a Croácia tenha pego um adversário teoricamente mais fácil, afinal eu sempre declarei que gostaria de ver o sofrido povo croata ser representado na Copa aqui no Brasil. A Islândia conseguiu sua vaga em uma chave bastante disputada- a Noruega e a Eslovênia ainda tinham chances de se classificar na última rodada e os islandeses tiveram muita sorte ao conseguirem o direito de disputar a repescagem. Na ocasião, a Islândia empatou com a Noruega (concorrente direto) e foi ajudada pela Suíça que bateu a Eslovênia. O destaque dos islandeses é o atacante Eiður Guðjohnsen de 35 anos (aquele que foi campeão da Champions League pelo meu Barcelona em 2009)! A Croácia, por sua vez, tinha boa chances de ficar em primeiro em sua chave, mas cometeu alguns tropeços e topou com o talento belga de Hazard, Courtois e outros. Os croatas perderam um pouco do molejo desde a saída de Slaven Bilić, mas ainda contam com bons atletas como Ivan Perišić, Mario Mandžukić e Luka Modrić. E eles terão o direito de mandar a partida de volta.

Favorito: Croácia
Jogo de Volta: será realizado na Croácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário