terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sobe e Desce

Imagem extraída de http://www.facebook.com/portuguesaoficial

A boa fase da Portuguesa impressiona em todos os sentidos. A equipe da Zona Norte de São Paulo já viveu dias melhores, principalmente nos anos 90 quando quase sempre conseguia ficar entre os oito primeiros colocados no Brasileirão.

Os tempos, infelizmente, mudaram e a Lusa vem se preocupando muito mais em fugir do rebaixamento do que lutar por títulos nos últimos anos. A permanência nos grandes campeonatos já é considerado um grande lucro para a equipe paulistana.

Um dos grandes problemas da Portuguesa é a dificuldade em manter seu elenco. A equipe consegue montar alguns elencos funcionais, como a "Barcelusa" de 2011, campeã do Campeonato Brasileiro de Série B. Porém, a equipe paulistana não consegue competir financeiramente com outros grandes clubes, perde seus principais atletas, não consegue repor as saídas e acaba caindo de rendimento nas temporadas seguintes.

Obviamente, ainda é muito cedo para afirmarmos que a Lusa está a salvo em 2013: ainda há muitos pontos em jogo e muita coisa ainda pode mudar. É necessário não se deixar empolgar com a boa fase.

A Portuguesa, no entanto, já deve fazer seu planejamento para 2014: independente da equipe permanecer ou não na Série A, a tendência é de, mais uma vez, perder atletas importantes. A diretoria e o treinador Guto Ferreira devem, portanto, preparar os reservas ou alguns garotos da base para repor eventuais perdas. Tudo isso é necessário para que a Lusa não deixe a peteca cair e acabe rebaixada novamente.

Eu gostaria muito que a Portuguesa voltasse a ser a quinta força do futebol paulista e também um dos maiores clubes do Brasil. Para isso, dirigentes, comissão técnica e atletas devem agir com seriedade e planejar objetivos a longo prazo. E, claro, a equipe precisa se impor em campo e jogar um futebol ofensivo e bem executado para garantir os resultados e manter o interesse do torcedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário