quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A Triste Escolha de Claudinei

Imagem extraída do Facebook oficial do Santos-
http://www.facebook.com/santosfc

Na última vez que escrevi uma resenha sobre o técnico Claudinei Oliveira, eu elogiei o seu trabalho, mas fiz-lhe um pedido: sugeri que o treinador não recuasse a equipe em prol dos resultados a curto prazo e oferecesse liberdade para os meninos da base desenvolvessem sua criatividade e habilidades.

Infelizmente, Claudinei não parece ter ouvido minhas sugestões: adota táticas defensivas e ainda declarou que "precisava elevar a estatura dos zagueiros". Como se isso fosse pouco, não tenho visto Neílton, Giva e Gabriel em campo. Pode ser que os garotos não tenham correspondido às expectativas, mas como um jovem vai ganhar experiência se eles não recebem oportunidades do "professor"?  Para quem não se lembra, Neymar estreou no profissional em 2009 mas fez uma temporada modesta em sua estréia.

Talvez Claudinei tenha mudado sua atitude ao perceber que o Santos tem chances reais de chegar à Libertadores em 2014 -está a sete pontos de distância do Botafogo, a primeira equipe no G-4. No entanto, a equipe não tem regularidade e não consegue engatar uma sequência a despeito de contar com um elenco considerado experiente. Diante deste cenário, eu pergunto: não seria melhor manter os garotos no time titular para fazer um investimento a longo prazo e deixar as promessas tinindo para 2014?

A maior culpa da situação do Peixe, no entanto, não é do atual treinador. A diretoria e os treinadores anteriores não fizeram nenhum planejamento para evitar que o Santos deixasse a peteca cair após as saídas de Neymar e Ganso. Aliás, era questão de tempo que os agora ex-meninos da Vila deixassem o clube.

Claudinei fez sua escolha e decidiu tentar a Libertadores. Lamento, no entanto, o preço desta decisão tenha sido muito alto: perdeu-se uma excelente chance de revolucionar o futebol brasileiro ao fugir do "futebol eficiente" e apostar nas pratas da casa. Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário