quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Alerta Laranja

Imagem extraída de http://www.facebook.com/BotafogoOficial

Não gosto de fazer sensacionalismo com eliminação de time algum. Eu já escrevi aqui no blog que um campeonato de mata-mata não necessariamente favorece o time com melhor desempenho ao longo do ano mas, infelizmente, a derrota de ontem do Botafogo para o Flamengo foi evidência de que algo está errado em General Severiano.

Vamos começar pelo Campeonato Brasileiro: a equipe entrou com moral ao ganhar o Campeonato Carioca de 2013. Contava com alguns bons atletas -Lodeiro, Vitinho e Jefferson- e com a experiência e visão de jogo de Clarence Seedorf. Não era exatamente um futebol bonito, mas a equipe era organizada, sabia trocar alguns passes e dava sinais de que brigaria por títulos nacionais.

Infelizmente, o Fogão voltou a repetir sua triste sina neste segundo semestre e parece ter perdido o gás, como vem acontecendo ano após ano. A equipe cometeu muitos equívocos que afastaram o Glorioso da ponta da tabela e uma classificação para a Libertadores que era dada como certa agora está ameaçada com a aproximação de Goiás, Vitória e Santos. A sorte dos cariocas é que, até o momento, os concorrentes pela vaga no G-4 não têm conseguido engatar uma sequência, mas Oswaldo de Oliveira e seus comandados não podem mais vacilar -o risco de perder a vaga é real.

Um desses equívocos foi justamente apostar demais em Seedorf. O holandês é um bom jogador (embora eu não seja exatamente um fã do meio-campista). Quando a "referência" começou a jogar mal, o time inteiro parece ter sentido a queda de rendimento de seu líder e foi junto para o buraco. Foi algo muito semelhante ao que aconteceu com o Coritiba em relação a Alex e também ao próprio Fogão em relação ao Loco Abreu em temporadas anteriores. Já escrevi que quando isso acontece é sinal de que não há jogo coletivo, com excesso de dependência de um único jogador. Apenas para servir de comparação: o meu Borussia Dortmund perdeu seu principal atleta, Mario Götze, no início desta temporada e, mesmo assim, já se ajeitou de novo.

A goleada sofrida ontem pelo arquirrival Flamengo foi reflexo dessa queda de rendimento no Fogão. O placar de 4x0 significa que há algo muito errado em General Severiano. A diretoria, o treinador Oswaldo de Oliveira e os jogadores precisam sentar e tomar alguma atitude, ou o ano de 2013 estará perdido para o Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário