sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Gênios Incompreendidos?

Imagem extraída de http://www.facebook.com/Ricardinho.Garcia.Oficial

Há dois atletas que eu admiro muito. Ambos são experientes, habilidosos, enxergam o jogo como poucos e já carregaram muitas equipes fracas nas costas. Os dois jogadores, infelizmente, também têm em comum o fato de terem desentendimentos nas seleções de seus respectivos países e, por conta disso e também da idade, dificilmente representarão suas nações novamente.

Sim, eu escrevo justamente sobre Ricardo Bermudez Garcia, o Ricardinho, e de Juan Román Riquelme. O primeiro é uma fera de nossas quadras enquanto o segundo é um dos melhores meio-campistas que já vi jogar.

Ricardinho e Riquelme são craques e diferenciados. Trata-se de dois atletas que resolvem uma partida mesmo estando com mais de 35 anos e em final de carreira. Os dois, contudo, colocam muitos garotos considerados "talentosos" no chinelo.

Ricardinho é um verdadeiro maestro em quadra. Levantador exímio e também um líder nato, tem muito talento no passe, organiza as jogadas como poucos e enxerga brechas do outro lado da rede imperceptíveis aos atletas comuns. Riquelme, igualmente, possui uma visão de jogo excepcional, cria oportunidades de gol com maestria, alia a técnica com a tradicional raça argentina e efetua passes refinados em campo.

Os dois atletas são muito inteligentes. Suas genialidades, infelizmente, foram consideradas como "arrogância" por alguns treinadores e colegas de profissão, o que dificultou suas permanências em alguns times e nas seleções de seus respectivos países.

As ausências dos atletas foram muito sentidas nas seleções de seus respectivos países: o Brasil entrou em quadra como favorito para ganhar o ouro nas olimpíadas de 2008 e perdemos a final para os Estados Unidos, enquanto a Argentina passou a apresentar desempenhos fraquíssimos em campo sem Román, situação que só viria a melhorar com a vinda do treinador Alejandro Sabella.

Faz parte do desafio de um treinador trabalhar o lado psicológico de um atleta, inclusive o ego. Eu considero um grande erro deixar um craque de fora por conta de desentendimentos, a menos que tenha sido algo realmente muito grave. Ricardinho e Riquelme podem ter seus defeitos, mas eles sabem jogar e decidem uma partida, mesmo estando com mais de 30 anos.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/juanromanriquelme10

Riquelme e Ricardinho são dois atletas geniais que tiveram a inteligência confundida com prepotência. Os desempenhos atuais da dupla em jogo e as campanhas decepcionantes de suas seleções durante os as suas ausências são provas de que a dupla estava coberta de razão quando contestou o trabalho de seus respectivos treinadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário