sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Gratidão e Culpa

Imagem extraída do Facebook oficial do Corinthians-
http://www.facebook.com/corinthians/

Mesmo com a sequência de resultados ruins, a diretoria do Corinthians optou por preservar o técnico Tite no cargo, em parte devido aos apelos dos atletas.

Antes de mais nada: o corinthiano deve muito a Tite, afinal o treinador conquistou uma grande quantidade de títulos -inclusive a inédita Libertadores- apesar de praticar um futebol muito defensivo em campo. Ademais, o próprio Corinthians demonstrou que é importante que o treinador tenha respaldo e tempo para realizar seu trabalho, como aconteceu em 2011 quando dirigentes bancaram o técnico gaúcho a despeito da eliminação para o Tolima.

Tite, no entanto, cometeu uma quantidade absurda de erros que levaram à queda de rendimento do Timão neste segundo semestre. O treinador, mesmo precisando de resultados, armava equipes para evitar uma derrota ainda que isso significasse empatar. Quando o time precisava reagir, não havia ninguém que colocasse a bola sob o braço e indicasse o caminho.

Os desfalques, obviamente, também prejudicaram o desempenho da equipe. Renato Augusto, Guilherme, Guerrero, Fábio Santos (lesionados) e Pato (convocado para a Seleção) fizeram falta, é verdade, mas não justifica uma equipe da grandeza do Corinthians perder pontos para equipes do porte de Náutico, Portuguesa e Ponte Preta. Times grandes devem jogar como times grandes, e não se apequenar atrás dos volantes e zagueiros. Lugar de time pequeno é a Segunda Divisão e o Timão estava jogando um futebol digno de um time implorando para não ser rebaixado.

Acho que vale aqui mencionar que o clube cometeu alguns erros nas contratações e dispensas: Martínez (hoje no Boca Juniors) e Willian (que está bem no Cruzeiro) poderiam ser mantidos uma vez que os atuais donos das posições (Emerson e Romarinho, respectivamente) não estão bem. O Timão pagou caro para trazer Pato e Renato Augusto e a dupla, infelizmente, não vem correspondendo ao investimento feito, a despeito de terem feito um bom primeiro semestre. E Ibson e Maldonado vêm sendo muito contestados pelo torcedor.

Espero que Tite aproveite esta que pode ser sua última chance. É hora de fazer mudanças profundas na equipe e colocar o Coringão no ataque. Tenho até uma sugestão de como armar a equipe:


Esquema obtido através de http://this11.com/

O esquema acima aumentaria um pouco a criatividade no meio-de-campo com dois meias-armadores e ainda permitiria a formação de duas linhas defensivas, sendo uma marcando no campo de ataque (Romarinho, Danilo, Douglas e Emerson) e outra no campo de defesa (Fábio, Paulo, Gil e Edenílson). Pode-se dizer que seria uma versão mais ofensiva do "ônibus de Di Matteo" e obrigaria os homens da frente a voltarem menos para marcar. O mesmo esquema distribui os atletas para diminuir os espaços vazios no campo e facilitaria a troca de passes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário