quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ídolos: as Pessoas que me Inspiram a Escrever este Blog

Imagem extraída de http://www.facebook.com/CruyffFoundation

Quem são os ídolos? São pessoas que nos inspiram, seja pelos seus feitos, pelas suas conquistas, pelas suas histórias. Ídolos são as pessoas que admiramos, em quem nos espelhamos e com as quais nos identificamos. Um ídolo pode ser alguma pessoa que ajudou (ou ajuda) você em algum momento difícil, uma espécie de super-herói da vida real que você passa a adorar com um misto de gratidão e admiração pela nobreza de seu gesto.

Eu tenho muitos ídolos e gostaria de dedicar o post de hoje a eles que, de alguma forma, me inspiram a escrever este blog.

A minha primeira grande inspiração é o grande Paulo César Caju, ex-jogador e ex-articulista do extinto Jornal da Tarde. Sua coluna semanal, que era publicada todas as terças-feiras, sempre defendia o caráter artístico do futebol ao mesmo tempo que criticava a postura brutal dos jogadores que são idolatrados hoje. Um dos motivos que me levou a escrever este blog foi justamente o de tentar ocupar o vazio deixado pela coluna de Caju. Tenho esperanças que algum veículo da imprensa o contrate e dê espaço para que o nosso tricampeão volte a divulgar suas ideias.

Também me inspira o Mestre Johan Cruyff (foto), criador do Tiki-Taka, o estilo de jogo que valoriza a posse de bola e a troca de passes e que também serve de base para o estilo de jogo do meu Barcelona e da Seleção Espanhola. Há quem considere o Mestre Cruyff um "chato", mas quase tudo o que ele diz em suas entrevistas são a realidade do futebol mundial, que vem se deteriorando em prol do resultado final. Também admiro o Mestre Cruyff pela maneira como ele lidava com a fanfarronice do baixinho Romário no Barcelona: a relação honesta que um tinha para com o outro foi fundamental para que o eterno camisa 11 fosse um dos maiores nomes do futebol mundial.

Ainda entre os treinadores, eu me inspiro no saudoso Mestre Telê Santana, técnico da genial Seleção Brasileira de 1982 (que, injustamente, foi eliminada pela Itália de Paolo Rossi) e do meu São Paulo em sua fase áurea (1992 e 1993). Telê, assim como o Mestre Cruyff, tinha uma visão romântica do esporte e era obcecado pelo futebol bonito. Até hoje eu me lembro daquele jogo São Paulo X Barcelona, quando os dois mestres se encontraram e colocaram em campo ideias tão semelhantes.

A inteligência de Tostão em sua coluna publicada no jornal Folha de São Paulo também me influencia muito. Ele era um atleta genial dentro e fora dos gramados, e continua sendo em seus textos profundos publicados às quartas-feiras e aos domingos. Eu respeito tanto o tricampeão que eu até mudei minha opinião sobre a derrota do Santos para o Barcelona pelo simples fato de Tostão ter feito críticas ao time de Neílton e Giva.

Não posso deixar de mencionar, também, o genial Alex Cabeção, craque com a bola e também com as palavras. Suas entrevistas fantásticas e seu esclarecimento me fazem lembrar o saudoso Doutor Sócrates, outro grande jogador que não se conformava com as injustiças e tinha um engajamento político intenso. Nesta semana, o Alex deu uma lição de cidadania e respeito a um repórter que tentou entrevistá-lo durante a execução do Hino Nacional.

Por fim, gostaria de dedicar algumas linhas a uma pessoa muito especial, a quem eu considero como uma irmã. Lembro-me até hoje quando eu estava passando por uma fase difícil em meu trabalho e tive vontade de desistir de tudo nesta vida. E ela, quando ainda não tínhamos muita proximidade, me escreveu e me confortou em um momento tão crítico em minha vida. Minha irmã é uma lembrança constante de que ainda há bondade e amizade neste mundo. Desde aquele dia, dedico todo o meu sucesso e felicidade alcançados à minha irmã porque ela teve grande importância em um momento tão difícil em minha vida. Uma verdadeira super heroína para mim!

Todos os ídolos aqui mencionados são a minha grande inspiração para a composição destes textos que eu aqui compartilho com você, querido leitor e leitora! Dedico a cada um deles o sucesso que este blog vem alcançando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário