sábado, 12 de outubro de 2013

Perigo à Vista?

Imagem extraída do Facebook oficial de Thibaut Courtois-
http://www.facebook.com/CourtoisOfficial

Alguns países não têm muita tradição no futebol mas têm sorte de contar, vez ou outra, com gerações extraordinárias de atletas. E de jovens atletas, que poderão amadurecer e sustentar o bom desempenho de suas seleções por um bom tempo.

A Bélgica teve a sorte de cair em uma chave tranquila nas Eliminatórias para a Copa de 2014, é verdade -a única adversária de respeito no Grupo A era a Croácia, que perdeu o treinador Slaven Bilić e passou a jogar um futebol mais de força do que técnica após a saída do ex-zagueiro.

Os belgas, no entanto, contam com uma geração muito boa de atletas. Van Buyten, Kompany, Courtois, Vermaelen, Vertonghen, De Bruyne, Fellaini, Witsel, Lukaku e Hazard são alguns dos atletas que vêm fazendo sucesso em seus respectivos clubes e agora trouxeram esse bom desempenho à seleção de seu país.

Quase todos os atletas mencionados têm a leveza como característica, sabem driblar, passar e podem resolver uma partida. Conta-se que o meia Eden Hazard carregou o modesto Lille nas costas durante as temporadas 2010-11 e 2011-12 no Campeonato Francês. E o jovem belga tem apenas 22 anos. Imaginem o que acontecerá quando ele tiver mais experiência e vivência em campo.


Imagem extraída do Facebook oficial de Thibaut Courtois-
http://www.facebook.com/CourtoisOfficial

Obviamente, ainda é muito cedo para dizermos se a Bélgica realmente poderá representar uma ameaça às seleções mais tradicionais. A equipe ainda é predominantemente jovem e a falta de experiência pode pesar em um campeonato. O próprio jogo contra a Croácia serve de argumento para tal tese, uma vez que um dos gols belgas surgiu após uma falha de Ivan Perišić. E os croatas, mais experientes, até poderiam conseguir a virada se tivessem mais tempo -Niko Kranjčar descontou para os donos da casa.

Mesmo tendo mais simpatia pela Croácia (eu sou fã das seleções da ex-Iugoslávia) e com as observações feitas acima, vou torcer para que a Bélgica faça um bom desempenho aqui no Brasil em 2014. Uma geração de garotos tão talentosos é digna de tamanho reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário