quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Chororô?

Imagem extraída do Facebook oficial do Palmeiras-
http://www.facebook.com/sePalmeiras

É sempre uma grande honra para um jogador ser convocado e ter a oportunidade de representar o seu país vestindo a camisa de sua seleção, independente de quem for. A imagem acima do zagueiro Henrique não me deixa mentir: é um imenso orgulho para o atleta e também para o clube, que vê o trabalho de jogador e entidade ser reconhecido. Ainda no Verdão, Sebastián Eguren e Jorge Valdívia foram convocados pelas seleções do Uruguai e Chile, respectivamente.

A convocação de atletas para as suas respectivas seleções, no entanto, sempre traz revezes para os times. O Palmeiras sentiu os desfalques naquela pelada horrorosa contra o ABC de Natal onde torcedores ficaram feridos no Frasqueirão devido a problemas de superlotação, e o Alviverde perdeu o jogo por 3x2. Tudo bem que o Palmeiras tem uma gordura na liderança e a derrota em nada prejudicou a equipe, mas não seria mais prudente se a CBF adiasse a partida para o Verdão tivesse mais chances de vencer a partida?

O Corinthians deixou de vencer duas partidas seguidas e uma das reclamações foi em relação ao ataque que sofreu duas baixas, Pato e Guerrero, ambos convocados pelas seleções de seus respectivos países (lembrando que o peruano acabou cortado por uma fratura no pé).

Um dos pontos levantados pelo movimento Bom Senso FC inclui o paleozóico calendário da CBF que organiza os jogos visando apenas o lucro e ignorando a integridade física dos atletas ou o fato de que alguns times podem ser prejudicados com as convocações de atletas para as seleções. Marcar rodadas de campeonatos nas chamadas "datas FIFA" prejudica equipes e cira atritos desnecessários entre clubes e a CBF. O que deveria ser uma grande honra aos clubes e aos jogadores acaba se tornando um grande problema aos times, que perdem atletas importante e acabam prejudicados em jogos importantes.

Já escrevi isso, mas repito: na Europa os campeonatos nacionais e a Champions League são suspensos nas datas em que as seleções jogam. Os calendários por lá são muito mais organizados e, até onde sei, tudo isto em nada diminui os lucros gerados pelas competições realizadas no Velho Continente.

E aqui no Brasil? Será que é tão difícil assim organizarmos um calendário em que os clubes não sejam prejudicados? A Superliga Feminina de Vôlei 2013/14 teve o seu início adiado em decorrência do Campeonato Sulamericano ocorrido no mês passado. E isto em nada prejudicou a realização do campeonato nacional da modalidade. Por que o futebol não pode fazer o mesmo?

Muita gente ainda insiste que todas as reclamações levantadas por Alex e seus companheiros não passam de "chororô" e que os atletas deveriam honrar mais os seus salários. E quando for o seu time o prejudicado pelo calendário mal planejado da CBF? Tenho certeza de que muitos palmeirenses adorariam que Henrique, Valdívia e Eguren recusassem suas respectivas convocações e ajudassem o Palmeiras a voltar mais rápido para a Série A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário