terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Consagração da Lenda

Imagem extraída de http://www.facebook.com/Official.SebastianVettel

Como eu esperei por este momento! O dia em que o alemão Sebastian Vettel conquistaria o quarto título mundial e provaria aos seus chefes na Red Bull que ele estava com a razão ao lutar pelos pontos e pelas vitórias!

Até agora eu me lembro o quanto o piloto foi criticado por desobedecer às ordens de sua equipe e não tentasse ultrapassar seu companheiro Mark Webber. O chamaram de moleque, de arrogante, de insubordinado, ...

Já escrevi isto no meu blog e faço questão de repetir: a obrigação profissional de um esportista é de vencer suas disputas. Na pista, todos os pilotos são rivais e adversários, porém não inimigos. Todos eles têm por objetivo a vitória em cada prova. E cada triunfo nada mais é do que um degrau na subida para a conquista do título mundial, que é o grande objetivo de cada competidor.

Talentoso e arrojado, Vettel torna-se o piloto mais jovem (26 anos) a conquistar quatro títulos mundias. Ele já se equipara a lendas do automobilismo mundial como Alain Prost, que também é tetracampeão mundial. E o fez pilotando por uma equipe que ainda não tem muita tradição na Fórmula 1 -a Red Bull ainda não tem o mesmo glamour de uma Ferrari ou uma McLaren. O piloto até declarou que a ficha não havia caído enquanto comentava que seu grande ídolo é o compatriota Michael Schumacher (que tem sete mundiais).

O que, no entanto, fez Vettel ganhar a minha admiração foi sua atitude. Ele demonstrou muita personalidade ao não permitir que a sua equipe interferisse no desempenho de sua prova. A grande maioria dos pilotos teria abaixado a cabeça e engolido a ordem. O que os críticos chamaram de "insubordinação", eu considerei como coragem, honestidade, atitude e espírito esportivo.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/Official.SebastianVettel

Não digo que ele tinha toda a razão simplesmente porque faturou seus quatro títulos seguidos, mas imagino o que teria acontecido se ele tivesse seguido as ordens de sua equipe: perderia pontos que fariam falta para este momento e o tetracampeonato por antecipação ainda não estaria garantido.

Parabéns pelo título, Sebastian! Mas, acima de tudo, parabéns por sua atitude nas pistas! Você nos deu uma grande lição de atitude e de conduta esportiva! Que outros sigam seu exemplo daqui para frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário