quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Sina de Podolski

Imagem extraída do Facebook oficial de Lukas Podolski-
http://www.facebook.com/LukasPodolski

Lembro-me até hoje quando o tricampeão Jürgen Klinsmann colocou aquele garotinho que jogava pelo modesto Köln (ou Colônia) para ser titular na Copa do Mundo de 2006. Ele tinha apenas 21 anos na época e iria jogar a competição mais importante do futebol mundial em sua própria casa ao lado de nomes já consagrados, como Miroslav Klose, Michael Ballack e Oliver Kahn. Ainda assim, o garotinho não se intimidou: impressionou a todos com seu futebol leve e veloz, anotou três gols na competição e foi eleito a grande revelação do mundial.

Lukas Podolski nasceu na Polônia, mas naturalizou-se alemão para se tornar um dos grandes nomes da Mannschaft. Poldi surgiu durante um período em que o futebol alemão ainda era muito pesado e defensivo. Ganhou notoriedade ao fazer apresentações de leveza, velocidade e habilidade. Ouso dizer que ele foi o grande precursor dos atuais wingers alemães que fazem sucesso na própria Alemanha e outros países da Europa, como Marco Reus, Julian Draxler, Thomas Müller, entre outros. Podolski também simbolizou uma nova tendência na Seleção Alemã: apostar em jovens talentos com idade inferior a 25 anos. Lahm, Schweinsteiger e Mertesacker também tinham 23 anos ou menos quando disputaram a Copa de 2006. E a tendência seguiu com Joachim Löw em 2010, quando ele convocou Neuer, Müller, Kroos, Marin, Özil e Khedira para o mundial na África do Sul. Na ocasião, Podolski mostrou que havia amadurecido desde a última Copa do Mundo e continuou fazendo boas exibições.

Se Podolski é um sucesso absoluto na Mannschaft, o mesmo não se pode dizer exatamente a respeito de sua carreira nos grandes clubes da Europa. Em sua passagem pelo Bayern München entre 2006 e 2009, ele acabou esquentando banco para o francês Franck Ribéry e retornou ao Köln com medo de perder espaço na Seleção Alemã pelo fato de não estar atuando. Em sua segunda passagem pelo clube que o revelou, Poldi conviveu com frequentes lesões e não conseguiu evitar o rebaixamento do time na temporada 2011-12. Hoje no Arsenal, o meia-atacante não vem conseguindo manter a titularidade absoluta apesar das boas exibições e continua sofrendo com as lesões.

Poldi está com 28 anos, completados no dia 4 de junho. Acredito que se as lesões não o atrapalharem, ele poderá jogar em alto nível por mais uns quatro ou cinco anos. Vejo, ainda, a possibilidade futura do meia-atacante herdar a faixa de capitão de Philipp Lahm na Mannschaft -Schweinsteiger e Klose, os outros candidatos, são mais velhos que Podolski.

O garotinho cresceu e hoje é um dos nomes mais respeitados no futebol alemão e também no mundial. Agora ele só precisa ter uma sequência sem lesões para ser titular absoluto também nos clubes e conseguir muitos títulos. De preferência o inédito título da Champions League pelo Arsenal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário