quinta-feira, 19 de junho de 2014

A Colômbia Mostrou Como se Faz

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo -https://www.facebook.com/saopaulofc

Fiquei muito satisfeito com o triunfo da leve Colômbia sobre a pesada Costa do Marfim. Desde o começo da partida ficou muito evidente que os Cafeteros tinham muito mais time e muito mais jogadores de bola. Zúñiga, Cuadrado, Armero, James Rodríguez, ... É muito divertido vê-los pegar a bola, correrem, driblarem e trocarem passes. E eles ainda podem evoluir muito mais para 2018, afinal são quase todos bastante jovens e com muito potencial de valorização.

A Costa do Marfim, por outro lado, é uma tristeza. Jogou muito melhor do que contra o Japão, mas a maioria de seus atletas se destaca mais pela força do que pela graça em campo. E alguns bateram bastante. Que o diga o winger Cuadrado... Os únicos que jogaram bola hoje pelos Elefantes foram o Yaya Touré e o Gervinho -este último foi o marfinense mais perigoso, com boas jogadas pela esquerda e um lindo lance individual que resultou no único gol africano. E por que o treinador Sabri Lamouchi começou o jogo sem o Kalou? Por que o atacante do Lille só entrou em campo quando a vaca já tinha ido para o brejo? Mais lembrou os nossos "professores" que só recorrem aos atletas de ataque quando estão perdendo.

Gostaria muito que todos os times olhassem para as atitudes da Colômbia. Eles além de jogarem um futebol bonito, entram em campo com alegria como se estivessem sempre se divertindo em campo. Suas alegres comemorações sempre deixam transparecer isso. Futebol deveria ser alegria, espírito esportivo, e não ódio ou obsessão. Algumas equipes entram com tanta pilha em campo que parecem ter raiva de seus adversários.

Futebol deveria representar a união dos povos.


O 4-4-2 colombiano contra o 4-2-3-1 marfinense. Os laterais
apoiaram bastante, mas souberam fechar os espaços aos rivais
por terem muita velocidade para voltarem. Pela Costa do Marfim,
a troca de Kalou por Gradel comprometeu a ofensividade dos
Elefantes. Com boa movimentação de Cuadrado e James Rodríguez,
a Colômbia foi melhor a maior parte do tempo (obtido via this11.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário