segunda-feira, 23 de junho de 2014

A Seleção da Segunda Rodada

Imagem extraída de https://www.facebook.com/pages/Asociación-Uruguaya-de-Fútbol-Página-Oficial/

Não faltaram jogos emocionantes nesta segunda rodada. Austrália x Holanda, Espanha x Chile, Uruguai x Inglaterra, Alemanha x Gana, Argélia x Coréia do Sul e Portugal x Estados Unidos. Se algumas dessas partidas não foram boas pelo nível técnico, todas empolgaram pela tensão e emoção em campo. Não deu para relaxar em um único minuto dessas partidas. A imagem de Luis Suárez (foto) chorando traduziu toda a rodada em uma única cena.

Decepcionaram algumas equipes que apostaram em um futebol estritamente defensivo ou, pior ainda, pela violência em campo. Os treinadores deveriam assistir a vídeos do Chile enfrentando a Espanha ou de Gana enfrentando a Alemanha, afinal os azarões enfrentaram seus rivais de igual para igual, mantendo a posse de bola, criando oportunidades e cometendo pouquíssimas faltas. Foram duas partidas totalmente exemplares para mim.

O jogo que mais me agradou na rodada foi o da Croácia goleando Camarões. Tudo bem que os Leões Indomáveis estavam desfalcados de Eto'o e tiveram Alex Song expulso, mas a Hrvatska estava dando um show desde o começo da partida, demonstrou objetividade, qualidade no meio-de-campo e muitos lances bonitos. Também me deliciei com o chocolate da França sobre a burocrática Suíça -méritos para o treinador Didier Deschamps, que soube tornar o meio-de-campo criativo mesmo com três volantes. Também adorei as atuações dos colombianos Cuadrado e James Rodríguez sobre a esforçada Costa do Marfim. Como jogam bola esses dois. E não posso deixar de mencionar a atitude da Argélia diante da Coréia do Sul, que evoluiu de uma equipe retranqueira para um time veloz, objetivo e ofensivo. 

Sem mais delongas, vamos à seleção da segunda rodada deste mundial que, excepcionalmente, será montada no 4-4-2 (eu, geralmente, prefiro 4-3-3).


GOLEIRO- Guillermo Ochoa (México): alguém tinha dúvida que ele seria o escolhido para esta rodada? Ele segurou tudo no jogo contra o Brasil e foi o melhor da partida disparado.

LATERAIS- Darijo Srna (Croácia) e Eugenio Mena (Chile): Srna não deixou o seu na partida contra Camarões e nem teve trabalho na marcação, mas fez uma grande dupla com Perišić pela direita, criou oportunidades de gol e ainda levou perigo nas bolas paradas. O santista Mena foi onipresente pelo lado esquerdo, atacando muito e voltando para marcar. Demonstrou muita técnica e raça.

ZAGUEIROS-Vincent Kompany (Bélgica) e Sokratis Papastathopoulos (Grécia): o capitão Kompany foi um dos poucos que se salvou no sofrível jogo entre Bélgica e Rússia, ao desarmar sem faltas, demonstrar segurança defensiva, ter qualidade no passe, subir para o ataque e até dar alguns dribles. Papastathopoulos foi um dos responsáveis por segurar empate heroico diante do Japão, quando a Grécia ficou com um a menos e os Samurais Azuis vieram para cima, principalmente pelo seu lado.

VOLANTES- Blaise Matuidi (França) e Charles Aránguiz (Chile): deslocado para a ala esquerda, Matuidi se mostrou bastante à vontade na função, marcando e criando com a mesma eficácia e até deixou o seu golzinho. O baixinho Aránguiz fez tudo em campo contra a Espanha: desarmou, criou, se movimentou, passou, deu assistência e até fez gol. Para mim, o jogador do Inter foi o melhor na partida de quarta-feira.

MEIAS- James Rodríguez (Colômbia) e Mathieu Valbuena (França): James é um craque. Rápido, habilidoso, com visão de jogo e presença de área. E pensar que ele tem apenas 22 anos. Até onde este garoto pode chegar? Benzema e Giroud tem muito a agradecer ao meia Valbuena, que criou as melhores chances de gol para a dupla pelo lado direito. E também tratou de deixar o dele conta a Suíça.

ATACANTES- Mario Mandžukić (Croácia) e Luis Suárez (Uruguai): vamos começar com Mandžo, que anotou dois gols mas poderia ter feito pelo menos mais dois. Com ajuda de um belo meio-de-campo (Perišić, Rakitić e Modrić) e com um jogador a mais, Mandžukić nem precisava voltar tanto para buscar a bola, mas o grandão de 1,86m se movimentou, driblou e não perdoou. Será que ele não merece mais uma chance no Bayern? Já Luisito Suárez foi o grande personagem da segunda rodada. Ele havia acabado de voltar de lesão, não estava 100%, mas foi para o jogo e resolveu a parada com dois gols. Saiu chorando de campo ao ser substituído e ainda emocionou o espectador ao consolar o amigo e colega de Liverpool, Steven Gerrard. Suárez tem um grande histórico de problemas, é verdade, mas mostrou que é tão humano como qualquer um de nós na partida de quinta-feira.

TREINADOR- James Kwesi Appiah (Gana): seu time não foi brilhante, mas o ex-lateral James Appiah demonstrou ousadia e inteligência ao colocar os Estrelas Negras no ataque mesmo diante da fortíssima Alemanha. Sua equipe foi leal ao cometer pouquíssimas faltas, ofensiva, soube negar espaços aos rivais sem ser retranqueira, jogou em bom nível técnico apesar das limitações do elenco e até poderia ter saído com a vitória, se o rival Joachim Löw não tivesse despertado o "Bayern" que existe dentro da Alemanha. 

DESTAQUE DA RODADA- Luis Suárez (Uruguai): exemplo dentro e fora de campo. Merece com louvor.


A seleção da segunda rodada montada no esquema 4-4-2
(imagem obtida via this11.com).

Concorda? Discorda? Escreva nos comentários!


Imagem extraída de https://www.facebook.com/pages/Asociación-Uruguaya-de-Fútbol-Página-Oficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário