quinta-feira, 5 de junho de 2014

Holanda: Uma Nova Equipe

Imagem extraída de https://www.facebook.com/onsoranje

2010: a Holanda é vice-campeã pela terceira vez em copas do mundo apresentando um futebol brutal e que destoa totalmente de sua tradição. Em nada lembra aquele time conhecido como "Laranja Mecânica".

2012: com muitos problemas nos bastidores, a Holanda é eliminada na fase de grupos da Euro 2012 com três derrotas e sem marcar um único gol sequer. O treinador Bert Van Marwijik é demitido e Louis Van Gaal assume dias depois.

2013: renovada, jogando um futebol mais coletivo e ofensivo, a Holanda sobra em seu Grupo D durante as eliminatórias para a Copa do Mundo com nove vitórias e um empate em dez jogos. O agora capitão Robin Van Persie sagra-se artilheiro da etapa classificatória com 11 tentos marcados.

Realmente, há males que vêm para o bem, afinal foi graças ao fracasso em 2012 que a Holanda mudou para melhor. Não suportaria ver novamente lances como aquela voadora que Nigel De Jong aplicou em 2010. Esse manto alaranjado é sinônimo de futebol bonito e já foi utilizado por lendas como Kluivert, Neeskens, Bergkamp, Overmars, os irmãos De Boer e, claro, o Mestre Cruyff.

O ponto forte da Holanda é o ataque. A Oranje conta com um grande meia (Wesley Sneijder), um dos melhores centroavantes do mundo (Robin Van Persie) e aquele que eu considero o melhor jogador de 2013, Arjen Robben. Os três são remanescentes daquela campanha da África do Sul, mas agora contam com companheiros mais jovens e mais técnicos que ajudarão o trio a atuar em sua plenitude.


COMO SE CLASSIFICOU: primeira colocada no Grupo D nas eliminatórias europeias

GRUPO- B: composto por Espanha (cabeça-de-chave), Holanda, Chile e Austrália

ASSOCIAÇÃO: KNVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


DESTAQUE DO TIME- Arjen Robben: qual fundamento Robben não executa em campo? Ele passa, dribla, finaliza, cabeceia, corre, marca, joga nos dois lados do campo, ... Ele fez a "temporada perfeita" pelo Bayern em 2012-13 mas, injustamente, não foi lembrado durante a eleição dos melhores do mundo de 2013. Já escrevi e repito: Robben é craque, diferenciado e foi o melhor jogador de 2013 em minha opinião.

FIQUE DE OLHO- Daley Blind: faz tempo que o Ajax não vence um campeonato fora da Holanda, mas sua escola de futebol continua muito forte. Revelado pelo próprio Ajax, Daley Blind tem apenas 24 anos, mas já venceu quatro vezes a Eredivisie. Ele é filho do ex-zagueiro Danny Blind, que fez parte daquela grande Holanda dos anos 90 (Seedorf, Cocu, Kluivert, Van Der Sar, ...) mas que não faturou nenhum título.

CAPITÃO- Robin Van Persie: o centroavante Van Persie é considerado um dos melhores do mundo em sua posição. Ele foi capitão do Arsenal na temporada 2011-12 e, portanto, sabe como comandar um time de dentro das quatro linhas. Será sua primeira experiência como capitão da Oranje em um torneio oficial.

TÉCNICO- Louis Van Gaal: muitos criticam Van Gaal por considerá-lo "muito rígido". Eu, no entanto, o vejo como um treinador brilhante e que faz jus àquela escola de futebol holandês que tanto aprecio. Em seu curriculum constam títulos em clubes como Ajax, Barcelona e Bayern München. Van Gaal havia anunciado sua aposentadoria após a Copa de 2014, mas um convite do Manchester United o fez mudar de ideia.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Jasper Cillessen (Ajax, Holanda)
Michel Vorm (Swansea City, País de Gales)
Tim Krul (Newcastle United, Inglaterra)

Defensores:
Ron Vlaar (Aston Villa, Inglaterra)
Stefan de Vrij (Feyenoord, Holanda)
Bruno Martins Indi (Feyenoord, Holanda)
Daley Blind (Ajax, Holanda)
Daryl Janmaat (Feyenoord, Holanda)
Paul Verhaegh (Augsburg, Alemanha)
Joël Veltman (Ajax, Holanda)
Terence Kongolo (Feyenoord, Holanda)

Meio-Campistas:
Jonathan de Guzmán (Swansea City, País de Gales)
Nigel de Jong (Milan, Itália)
Wesley Sneijder (Galatasaray, Turquia)
Jordy Clasie (Feyenoord, Holanda)
Leroy Fer (Norwich City, Inglaterra)
Georginio Wijnaldum (PSV, Holanda)

Atacantes:
Robin van Persie (Manchester United, Inglaterra)
Dirk Kuyt (Fenerbahçe, Turquia)
Jeremain Lens (Dynamo Kyiv, Ucrânia)
Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04, Alemanha)
Arjen Robben (Bayern München, Aemanha)
Memphis Depay (PSV, Holanda)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-2-3-1:


Holland 4-2-3-1 football formation
Imagem obtida via footballuser.com

EXPECTATIVA: pode surpreender

Nenhum comentário:

Postar um comentário