quarta-feira, 4 de junho de 2014

Brasil: Não Caiam no Conto das Confederações

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF

A partir de hoje, o Blog FarmaFootball fará análises dos 32 times que virão ao nosso país em busca da taça. Nada melhor do que começarmos com a nossa Seleção, que terá o mando de uma copa do mundo após 64 anos.

A nossa Seleção é a maior vencedora em copas do mundo com cinco títulos, jogará em seu país, terá o apoio de sua torcida e voltou a atuar bem após um período de crise entre 2010 e 2012. E é justamente todo esse favoritismo que pode atrapalhar o Brasil, afinal ter confiança é bom mas o excesso dela pode fazer o time tropeçar nas próprias pernas.

Muitos creditam o favoritismo ao Brasil após o desempenho da Seleção na última Copa das Confederações, mas esse argumento cai por terra quando nos lembramos que a Canarinho venceu as edições de 2005 e 2009 para depois ser eliminada duas vezes seguidas nas quartas-de-final da Copa do Mundo. Um mundial é outro campeonato e exige muito mais dedicação do que um torneio considerado preparatório. Como diz o grande Tostão, "sem oba-oba".

O Brasil tem muitos craques, como Neymar, Oscar, Bernard e Marcelo, mas possui muitos atletas que são mais raça e correria do que técnica. A defesa tem dois ótimos zagueiros e os dois laterais titulares (Marcelo e Dani Alves) são bons ofensivamente, mas marcam pouco. O problema mais grave na Seleção, contudo é a presença de um único meia-armador de ofício, que é Oscar. Ele chegou a se lesionar na temporada e penso o que Felipão teria de fazer caso o atleta se machuque.


COMO SE CLASSIFICOU: país-sede

GRUPO- A: composto por Brasil (cabeça-de-chave), Croácia, México e Camarões

ASSOCIAÇÃO: CBF (Confederação Brasileira de Futebol)

FEDERAÇÃO: CONMEBOL (América do Sul)


DESTAQUE DO TIME- Neymar: o ex-Menino da Vila ainda não repetiu pelo Barcelona todo o futebol que jogou no Santos, mas Neymar ainda é o protagonista da atual Seleção Brasileira e a maior esperança de gols ou lances bonitos em nosso selecionado durante esta Copa do Mundo. Ele é um craque como há muito não se via em nosso futebol.

FIQUE DE OLHO- Bernard: revelação do Brasileirão 2012 e com apenas 21 anos, Bernard já pode ser considerado um atleta experiente, afinal já jogou Brasileirão, Libertadores, Champions League, Copa das Confederações e ainda conquistou títulos em algumas destas competições. Pode jogar dos dois lados do meio-de-campo, é rápido, habilidoso e seus cruzamentos são sempre perigosos. É candidato à revelação desta Copa do Mundo.

CAPITÃO- Thiago Silva: o "Monstro" é considerado por muitos como o melhor zagueiro do mundo. Não sem motivos, afinal Thiago é forte, comete poucas faltas, é seguro nos desarmes e tem boa saída de bola. Esteve presente no mundial de 2010 (era reserva de Juan) e também é o atual capitão do PSG.

TÉCNICO- Luiz Felipe Scolari: último treinador a conquistar uma Copa do Mundo pela Seleção (em 2002), Felipão voltou a dirigir o time em um momento conturbado com o objetivo de tirar a equipe de crise. Recuperou a confiança da Seleção e conquistou a última Copa das Confederações, mas o treinador tem se apegado em demasia em seu mais recente título.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Jefferson (Botafogo, Brasil)
Júlio César (Toronto FC, Canadá)
Victor (Atlético Mineiro, Brasil)

Defensores:
Dani Alves (Barcelona, Espanha)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain, França)
David Luiz (Chelsea, Inglaterra)
Marcelo (Real Madrid, Espanha)
Dante (Bayern München, Alemanha)
Maxwell (Paris Saint-Germain, França)
Henrique (Napoli, Itália)
Maicon (Roma, Itália)

Meio-Campistas:
Fernandinho (Manchester City, Inglaterra)
Paulinho (Tottenham Hotspur, Inglaterra)
Oscar (Chelsea, Inglaterra)
Ramires (Chelsea, Inglaterra)
Luiz Gustavo (Wolfsburg, Alemanha)
Hernanes (Internazionale, Itália)

Atacantes:
Hulk (Zenit Saint Petersburg, Rússia)
Fred (Fluminense, Brasil)
Neymar (Barcelona, Espanha)
Willian (Chelsea, Inglaterra)
Bernard (Shakhtar Donetsk, Ucrânia)
 (Atlético Mineiro, Brasil)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-3-3/4-2-3-1:


Brazil 4-2-3-1 football formation
Imagem obtida via http://www.footballuser.com/

EXPECTATIVA- favorito ao título

Nenhum comentário:

Postar um comentário