quinta-feira, 19 de junho de 2014

Chamou a Responsabilidade

Imagem extraída de https://www.facebook.com/SeleccionUruguayadeFutbol


Muitos disseram que a inesperada derrota do Uruguai diante da Costa Rica se deveu à ausência do principal jogador celeste, o atacante Luis Suárez (foto). Eu não gosto mais de responsabilizar um único atleta por um resultado, afinal em campo são 11 contra 11, mas com o desempenho de Luisito diante da Inglaterra fica difícil provar que foi a ausência do camisa 9 que causou a derrota diante dos costarriquenhos.

O treinador Óscar Tabárez promoveu mudanças no meio-de-campo, o que facilitou que o Uruguai ganhasse mais criatividade e fosse mais perigoso no ataque. Claro que o futebol uruguaio ainda não é aquela maravilha, dependendo muito da raça e do suor de seus jogadores, mas a mudança foi suficiente para que a Celeste trinfasse sobre os ingleses.


As entradas de Lodeiro e Suárez fizeram toda a diferença e o
Uruguai ganhou criatividade e ofensividade, permitindo que
Luisito abrisse o placar (obtido via this11.com).


Com a vantagem no placar, o Uruguai recuou demais e deu muito espaço para a Inglaterra jogar. Com o gol de Rooney anotado logo no começo do segundo tempo, os ingleses se animaram e foram para cima dos uruguaios, mas...


As substituições promovidas por Roy Hodgson fizeram a
Inglaterra ganhar terreno, mas ofereceram espaço para Cavani e
Suárez jogar. E, em uma dessas oportunidades, o camisa 9 celeste
não perdoou (imagem obtida via this11.com).


Mesmo sem estar na sua melhor forma física, Suárez fez toda a diferença. Saiu para dar lugar ao zagueiro Coates e o que se viu foi mais pressão inglesa. Foram quase dez minutos de sufoco e o atacante chegou a chorar no banco de reservas, mas a raça uruguaia foi suficiente para deter o ímpeto da Inglaterra.

Não gosto de exaltar o "futebol-raça", mas com o Uruguai é diferente. E Suárez, como esperado, chamou a responsabilidade e assumiu o protagonismo mesmo voltando de uma cirurgia no joelho.


Imagem extraída de https://www.facebook.com/SeleccionUruguayadeFutbol

Nenhum comentário:

Postar um comentário