quarta-feira, 4 de junho de 2014

Croácia: Em Busca do Espaço Perdido

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cff.hns

A Croácia contou com uma grande e surpreendente geração em 1998, quando ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo daquele ano, justamente na primeira vez em que disputou um mundial como país independente -antes disso, jogava como integrante da antiga Iugoslávia.

Os Enxadrezados, contudo, nunca mais conseguiram repetir aquele brilhante desempenho, sendo eliminados ainda na fase de grupos em 2002 e 2006. E em 2010, a Croácia sequer conseguiu se classificar para o mundial.

Para 2014, o time tem como base a equipe que fez sucesso na Eurocopa 2012, quando os croatas não conseguiram chegar às quartas-de-final, mas causaram boa impressão ao darem muito trabalho aos finalistas Espanha e Itália que, por ironia do destino, caíram na mesma chave que a Croácia naquele ano.

A equipe tem bons atletas no meio-de-campo com Rakitić e Modrić e um bom atacante, Mandžukić, todos eles vitoriosos em seus respectivos clubes. Será que poderão repetir o sucesso de suas equipes na Seleção? A chave não é muito complexa -tem apenas o Brasil como adversário considerado forte- e a Hrvatska pode sonhar com a vaga nas oitavas.


COMO SE CLASSIFICOU: repescagem contra a Islândia

GRUPO- A: composto por Brasil (cabeça-de-chave), Croácia, México e Camarões

ASSOCIAÇÃO: HNS (Hrvatski Nogometni Savez)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


DESTAQUE DO TIME- Mario Mandžukić: Mandzo foi um dos artilheiros da Euro 2012, fato que motivou o Bayern München a contratá-lo naquele mesmo ano. Ele já conquistou tudo pelo time bávaro, mas andou em baixa com o treinador Pep Guardiola na última temporada. Alto (1,87m), rápido e matador, Mandžukić é a principal referência no ataque croata. Ele não jogará a partida de estreia contra o Brasil após ser expulso na repescagem contra a Islândia.

FIQUE DE OLHO- Mateo Kovačić: o jovem lateral-esquerdo Kovačić tem apenas 20 anos de idade, mas já vem galgando seu espaço na Internazionale, clube que defende desde 2013. Pode atuar recuado na lateral ou adiantado na ala.

CAPITÃO- Darijo Srna: com 11 anos de Shaktar Donetsk, Srna tem muita moral no time ucraniano, time que capitaneia desde 2009. Ele se destaca pela versatilidade, podendo atuar na marcação e também na ala direita.

TÉCNICO- Niko Kovač: o ex-volante Niko Kovač é auxiliado pelo irmão Robert e ambos têm a missão de levar a Croácia o mais longe possível neste mundial de 2014. A equipe, contudo, tem atuado muito mais na raça e velocidade do que na técnica, ao contrário do que se viu na Euro 2012 quando o time era comandado por Slaven Bilić.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Stipe Pletikosa (Rostov, Rússia)
Danijel Subašić (Monaco, França)
Oliver Zelenika (NK Lokomotiva, Croácia)

Defensores:
Darijo Srna (Shakhtar Donetsk, Ucrânia)
Vedran Ćorluka (Lokomotiv Moscow, Rússia)
Danijel Pranjić (Panathinaikos, Grécia)
Dejan Lovren (Southampton, Inglaterra)
Domagoj Vida (Dynamo Kyiv, Ucrânia)
Gordon Schildenfeld(Panathinaikos, Grécia)
Šime Vrsaljko (Genoa, Itália)

Meio-Campistas:
Luka Modrić (Real Madrid, Espanha)
Ivan Rakitić (Sevilla, Espanha)
Ognjen Vukojević (Dynamo Kyiv, Ucrânia)
Mateo Kovačić (Internazionale, Itália)
Sammir (Getafe, Espanha)
Marcelo Brozović (Dinamo Zagreb, Croácia)
Ivan Močinić (Rijeka, Croácia)

Atacantes:
Ivica Olić (Wolfsburg, Alemanha)
Eduardo (Shakhtar Donetsk, Ucrânia)
Ivan Perišić (Wolfsburg, Alemanha)
Mario Mandžukić (Bayern München, Alemanha)
Nikica Jelavić (Hull City, Inglaterra)
Ante Rebić (Fiorentina, Itália)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-3-3/4-1-2-3:


Croatia 4-3-3 football formation
Imagem obtida via http://www.footballuser.com/

EXPECTATIVA: oitavas-de-final

Nenhum comentário:

Postar um comentário