quarta-feira, 11 de junho de 2014

Rússia: Desapegando

Imagem extraída de https://www.facebook.com/rfs.ru

Esqueça Roman Pavlyuchenko, Andrei Arshavin e Roman Shirokov (este último, cortado por lesão). A geração que fez sucesso durante a Euro 2008 -quando a Rússia chegou às semifinais- já não tinha o mesmo fôlego em 2012 e foi substituída aos poucos por atletas mais jovens. Daquele time, apenas o goleiro Akinfeev e os laterais Ignashevich e Zhirkov foram mantidos.

A renovação da Rússia nesses dois últimos anos foi surpreendente. A começar pela escolha de Fabio Capello para dirigir o time após o fracasso de Dick Advocaat em 2012. Muitos acreditavam que o treinador italiano -que já está há um bom tempo na estrada- estava ultrapassado e só vencia na base de "eficiência". E não é que o velho Capello mudou o time para melhor? Toque de bola, jogo coletivo, objetividade, ... Deu gosto de ver os russos jogarem nestes dois últimos anos.

Os resultados da renovação também se traduziram em resultados. Quem assistiu ao amistoso da Rússia contra o Brasil no ano passado, se lembra que a equipe do Leste Europeu colocou o time de Felipão na roda e só não saiu vencedor porque Fred achou o empate no último minuto. A Rússia também se classificou com relativa facilidade em seu grupo deixando o favorito Portugal na segunda colocação. Não dá para ignorar a ascensão dos russos.

A equipe conta com bons atletas no meio-campo e no ataque, como os meias Alan Dzagoev e Viktor Fayzulin, e o atacante Aleksandr Kokorin. A Rússia é a única seleção em que todos os atletas selecionados jogam no país.

A Rússia deu sorte, caiu em uma chave sem adversários de tradição em copas e tem boas chances de brigar pela ponta com a Bélgica, a outra favorita do grupo. Dependendo do desempenho, os russos podem até surpreender na competição, ainda mais se levarmos em conta o comportamento da equipe no ano passado.

Os russos, no entanto, terão um adversário extracampo: o calor. Como o país está situado em uma região conhecida pelo clima extremamente frio (quem se lembrar das aulas de história, sabe que o inverno russo derrotou as tropas de Napoleão), muitos atletas devem sofrer com o nosso clima tropical. E o jogo de estreia será justamente em Cuiabá, onde a temperatura pode chegar aos 40ºC...


COMO SE CLASSIFICOU: primeiro colocado no Grupo F das eliminatórias européias

GRUPO- H: composto por Bélgica (cabeça-de-chave), Argélia, Rússia e Coréia do Sul

ASSOCIAÇÃO: RFS (Rossiyskiy Futboľnyy Soyuz/Российский Футбольный Союз)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


DESTAQUE DO TIME- Alan Dzagoev: uma das poucas boas lembranças que os russos têm da Euro 2012 é o jovem meia Dzagoev, de apenas 23 anos e um dos artilheiros daquela competição com 3 gols em três jogos. É meio-campista, mas, como se vê, ele tem faro de gol.

FIQUE DE OLHO- Aleksandr Kokorin: com apenas 23 anos, Kokorin é uma das esperanças de gol nesta nova Seleção Russa. Ele estava no grupo que disputou a Euro 2012 quando atuou por apenas alguns minutos contra a República Tcheca. Agora como titular, espera-se que ele demonstre todo o seu potencial nesta copa. 

CAPITÃO- Igor Denisov: volante, foi nomeado capitão da equipe em 2012 com a chegada de Fabio Capelo. Será a sua primeira Copa do Mundo.

TÉCNICO- Fabio Capello: treinador bastante experiente, comandou alguns dos melhores times do mundo, incluindo o Milan e o Real Madrid, sendo bem-sucedido em ambos. Antes de chegar à Rússia, era treinador da Inglaterra, quando disputou sua primeira copa do mundo como treinador. Como jogador, defendeu Milan, Roma e Juventus, conquistando títulos nas três equipes, e esteve presente na Copa de 74 pela Itália.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Igor Akinfeev (CSKA Moscow, Rússia)
Yuri Lodygin (Zenit Saint Petersburg, Rússia)
Sergey Ryzhikov (Rubin Kazan, Rússia)

Defensores:
Aleksei Kozlov (Dynamo Moscow, Rússia)
Georgi Schennikov (CSKA Moscow, Rússia)
Sergei Ignashevich (CSKA Moscow, Rússia)
Andrey Semyonov (Terek Grozny, Rússia)
Vladimir Granat (Dynamo Moscow, Rússia)
Vasili Berezutski (CSKA Moscow, Rússia)
Andrey Yeshchenko (Anzhi Makhachkala, Rússia)
Dmitri Kombarov (Spartak Moscow, Rússia)

Meio-Campistas:
Igor Denisov (Dynamo Moscow, Rússia)
Denis Glushakov (Spartak Moscow, Rússia)
Alan Dzagoev (CSKA Moscow, Rússia)
Pavel Mogilevets (Rubin Kazan, Rússia)
Oleg Shatov (Zenit Saint Petersburg, Rússia)
Yuri Zhirkov (Dynamo Moscow, Rússia)

Atacantes:
Maksim Kanunnikov (Rubin Kazan, Rússia)
Aleksandr Kokorin (Dynamo Moscow, Rússia)
Aleksandr Kerzhakov (Zenit Saint Petersburg, Rússia)
Aleksandr Samedov (Lokomotiv Moscow, Rússia)
Viktor Fayzulin (Zenit Saint Petersburg, Rússia)
Aleksei Ionov (Dynamo Moscow, Rússia)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-1-4-1:


Russia 4-1-4-1 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: pode surpreender

Nenhum comentário:

Postar um comentário