segunda-feira, 9 de junho de 2014

Bósnia-Herzegovina: A Maior Vitória Já Foi Alcançada

Imagem extraída do Facebook oficial de Senad Lulić- https://www.facebook.com/lulic19official

Não importa qual será o desempenho da Bósnia-Herzegovina neste mundial. A inédita classificação para a Copa do Mundo já foi uma imensa vitória a ponto de parar o país situado na Península Balcânica.

Foi uma grande alegria após anos de guerras e sofrimento que marcaram o processo de separação do país da antiga Iugoslávia. Muitos perderam suas vidas durante os confrontos e muitos atletas ainda guardam fortes lembranças daqueles dias tensos que marcaram suas infâncias.

A federação de futebol local foi reconhecida e filiada à FIFA em 1996, mas apenas em 2014 a Bósnia conseguiu participar de uma competição oficial. E a campanha da classificação foi respeitosa, com os bósnios somando oito vitórias, um empate, uma derrota e terminado à frente dos gregos (que já foram campeões em uma Eurocopa) no Grupo G. Os Zmajevi jamais conseguiram se classificar para uma Eurocopa sequer.

O objetivo, em princípio, é aproveitar cada minuto desta alegria. A Bósnia, por ser estreante, não tem tradição em competições, mas o Grupo F não é exatamente complicado, tendo apenas a Argentina como adversária de renome. A campanha recente também anima, com o time balcânico derrotando Costa do Marfim e México nos recentes amistosos. Dá para sonhar com uma classificação para as oitavas-de-final.

A Bósnia conta com vários atletas bem conhecidos nos grandes clubes europeus: o centroavante Edin Džeko (Manchester City), o atacante Vedad Ibišević (Stuttgart), o meia-esquerdo Senad Lulić (Lazio), o veterano zagueiro Emir Spahić (Bayer Leverkusen) e o meia Miralem Pjanić (Roma). Com um elenco desses, o "sonho" pode se tornar uma realidade.


COMO SE CLASSIFICOU: primeira colocada no Grupo G das eliminatórias européias

GRUPO- F: composto por Argentina (cabeça-de-chave), Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria

ASSOCIAÇÃO: N/FSBiH (Nogometni/Fudbalski Savez Bosne i Hercegovine/Ногометни/Фудбалски Савез Босне и Херцеговине)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


DESTAQUE DO TIME- Edin Džeko: o grandão Džeko (1,93m) não é unanimidade no Manchester City devido à concorrência acirrada, mas ele é o grande herói de sua seleção, além de ser o artilheiro com 35 gols em 62 jogos. Džeko também luta para reconstruir seu país e também para impedir que novos confrontos étnicos surjam em seu país com a ajuda de seu amigo sérvio Aleksander Kolarov.

FIQUE DE OLHO- Miralem Pjanić: tem apenas 24 anos mas já é sucesso na Roma, clube que defende desde 2011. Ajudou o clube Giallorosso a voltar à Champions League após anos de ausência. A boa campanha em 2013-14 somada à participação na Copa do Mundo deve valorizá-lo ainda mais. Te cuida, Roma!

CAPITÃO- Emir Spahić: o atleta mais velho do time (33 anos) ainda tem mercado na Europa apesar da idade. Tanto que o Bayer Leverkusen o contratou junto ao Sevilla na temporada 2013-14 para a disputa da Champions League. É zagueiro, mas aparece com frequência na área em lances de bola parada.

TÉCNICO- Safet Sušić: foi meia-atacante e a maior parte de sua carreira profissional se deu na França, em especial no PSG, onde ficou por quase dez anos. A maior parte de sua experiência como treinador foi na Turquia, onde treinou cinco equipes diferentes. Comanda a Seleção da Bósnia desde 2009. É tio de Tino-Sven Sušić, jovem meia que disputará a copa.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Asmir Begović (Stoke City, Inglaterra)
Jasmin Fejzić (VfR Aalen, Alemanha)
Asmir Avdukić (Borac Banja Luka, Bósnia-Herzegovina)

Defensores:
Avdija Vršajević (Hajduk Split, Croácia)
Ermin Bičakčić (1899 Hoffenheim, Alemanha)
Emir Spahić (Bayer Leverkusen, Alemanha)
Sead Kolašinac (Schalke 04, Alemanha)
Ognjen Vranješ (Elazığspor, Turquia)
Muhamed Bešić (Ferencváros, Hungria)
Mensur Mujdža (SC Freiburg, Alemanha)
Toni Šunjić (Zorya Luhansk, Ucrânia)

Meio-Campistas:
Miralem Pjanić (Roma, Itália)
Zvjezdan Misimović (Guizhou Renhe, China)
Tino-Sven Sušić (Hajduk Split, Croácia)
Senijad Ibričić (Kayseri Erciyesspor, Turquia)
Haris Medunjanin (Gaziantepspor, Turquia)
Anel Hadžić (Sturm Graz, Áustria)
Sejad Salihović (1899 Hoffenheim, Alemanha)
Senad Lulić (Lazio, Itália)

Atacantes:
Vedad Ibišević (VfB Stuttgart, Alemanha)
Edin Džeko (Manchester City, Inglaterra)
Edin Višća (İstanbul BB, Turquia)
Izet Hajrović (Galatasaray, Turquia) 


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-4-2:


Bosnia and Herzegovina 4-4-2 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: oitavas-de-final

Nenhum comentário:

Postar um comentário