quarta-feira, 11 de junho de 2014

Argélia: Uma Equipe À Francesa

Imagem extraída de https://www.facebook.com/saphiir

Você provavelmente deve ter ouvido a história a respeito da vida do grande Zinedine Zidane: seus pais nasceram na Argélia e imigraram para a França. História semelhante à de Karim Benzema, outro francês cujo pai também deixou a Argélia rumo ao Velho Continente. Quem vê a lista de jogadores da França, encontra muitos atletas que descendem do norte da África, onde ficam países como Tunísia, Egito, Marrocos e a própria Argélia.

Muitos imigrantes ou descendentes destes imigrantes, contudo, optam por defenderem o país de origem de seus ancestrais. Vários atletas nascidos na França até jogam pelas categorias de base dos Bleus, mas optam por defender as seleções do Norte da África de onde descendem. E é aí que começa a história de muitos jogadores que defendem a Seleção da Argélia.

A grande maioria dos atletas convocados pelo treinador Vahid Halilhodžić nasceu em solo francês. 14 dos 21 convocados nasceram na Europa.

As Raposas-do-Deserto disputam seu quarto mundial. Como os rivais de sua chave não têm muita tradição, há chances razoáveis para os argelinos alcançarem as oitavas-de-final. A experiência, aliás, é um fator favorável aos africanos diante dos adversários europeus, afinal sete dos 21 convocados estiveram na Copa de 2010, enquanto os elencos de Bélgica e Rússia praticamente jamais disputaram um mundial.

Os atletas mais conhecidos são o meia-atacante Sofiane Feghouli, o habilidoso Yacine Brahimi e o meio-campista Saphir Taïder. Será que a Raposa-do-Deserto sobreviverá nos gramados brasileiros com a ajuda destes atletas?


COMO SE CLASSIFICOU: eliminou Burkina Faso na fase final das eliminatórias africanas

GRUPO- H: composto por Bélgica (cabeça-de-chave), Argélia, Rússia e Coréia do Sul

ASSOCIAÇÃO: FAF (Fédération Algérienne de Football)/الاتحادية الجزائرية لكرة القدم

FEDERAÇÃO: CAF (África)


DESTAQUE DO TIME- Sofiane Feghouli: o winger Feghouli acabou de vir de boa temporada no Valencia. É especialista em assistências e foi um dos principais atletas dos Morcegos em 2013-14.

FIQUE DE OLHO- Nabil Bentaleb: revelado pelo Tottenham, foi efetivado para o time principal nesta temporada. O jovem meia de 19 anos dificilmente esquecerá esta temporada com tamanha ascensão em tão pouco tempo.

CAPITÃO- Madjid Bougherra: em sua segunda copa do mundo e a primeira como capitão, o zagueiro Bougherra alimenta esperanças de fazer uma campanha superior àquela na África do Sul. Apesar de ter caído ainda na fase de grupos em 2010, ele é lembrado por alguns bons lances naquele mundial.

TÉCNICO- Vahid Halilhodžić: bósnio, atuou durante boa parte de sua carreira na França e dirigiu muitos clubes franceses e também a Seleção da Costa do Marfim. Ele já disputou a Copa de 1982 como jogador da Iugoslávia e agora dirige sua primeira equipe em um mundial.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Cédric Si Mohamed (CS Constantine, Argélia)
Mohamed Zemmamouche (USM Alger, Argélia)
Raïs M'Bolhi (CSKA Sofia, Bulgária)

Defensores:
Madjid Bougherra (Lekhwiya, Catar)
Faouzi Ghoulam (Napoli, Itália)
Essaïd Belkalem (Watford, Inglaterra)
Rafik Halliche (Académica, Portugal)
Djamel Mesbah (Livorno Itália)
Carl Medjani (Valenciennes, França)
Liassine Cadamuro-Bentaïba (Mallorca, Espanha)
Aïssa Mandi (Reims, França)
Mehdi Mostefa (Ajaccio, França)

Meio-Campistas:
Hassan Yebda (Udinese Itália)
Medhi Lacen (Getafe, Espanha)
Sofiane Feghouli (Valencia, Espanha)
Yacine Brahimi (Granada, Espanha)
Nabil Bentaleb (Tottenham Hotspur, Inglaterra)
Abdelmoumene Djabou (Tunisia Club Africain, Tunísia)
Saphir Taïder (Internazionale Itália)

Atacantes:
Nabil Ghilas (Porto, Portugal)
Islam Slimani (Sporting Lisbon, Portugal)
El Arbi Hillel Soudani (Dinamo Zagreb, Croácia)
Riyad Mahrez (Leicester City, Inglaterra)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-4-2:


Algeria 4-4-2 football formation
Imagem extraída de footballuser.com

EXPECTATIVA: deve ficar na fase de grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário