sábado, 7 de junho de 2014

Uruguai: Sobe e Desce

Imagem extraída de https://www.facebook.com/SeleccionUruguayadeFutbol

O Uruguai é o cabeça-de-chave do complicadíssimo Grupo D, que conta com mais dois campeões mundiais, Itália e Inglaterra. A Celeste não teve sorte no sorteio, sobretudo em um momento de muitas incertezas.

Quando o Uruguai conquistou o surpreendente quarto lugar na Copa do Mundo de 2010 e o título na Copa América de 2011, todos acreditaram que a Celeste havia retornado aos seus dias de glória. A Seleção Uruguaia, no entanto, decepcionou nas Olimpíadas de 2012, fez campanha mediana na Copa das Confederações 2013 (terminou em quarto mas não conseguiu vencer nenhuma seleção de peso), cometeu muitos tropeços nas eliminatórias sul-americanas e teve de disputar a repescagem mais uma vez. Toda essa irregularidade gerou desconfiança com relação à Seleção Uruguaia.

A equipe sofreu poucas mudanças com relação ao time que foi quarto lugar em 2010 e a maioria dos atletas que foi à África do Sul também virá ao Brasil neste ano.

O jogo do Uruguai está muito longe de ser bonito, com muito mais raça do que técnica ou talento. Em compensação, a equipe joga com três atacantes e o trio de ataque sabe tratar uma bola com carinho. Falo de Diego Forlán, Edinson Cavani e Luis Suárez -este último, recupera-se de lesão e é dúvida para o mundial.

Apesar do que eu acabei de escrever aí em cima, digo que tenho um grande respeito e admiração pelo Uruguai. É a única seleção considerada "raçuda" que terá a minha torcida. E, pelo jeito, muitos brasileiros também vão apoiar a Celeste, afinal vários atletas convocados jogam ou jogaram por times do Brasil. Falo de Lugano, Forlán, Fucile, Álvaro Pereira, Lodeiro, Arévalo e Martín Silva. Esqueci alguém?


COMO SE CLASSIFICOU: repescagem contra a Jordânia

GRUPO- D: composto por Uruguai (cabeça-de-chave), Costa Rica, Inglaterra e Itália

ASSOCIAÇÃO: AUF (Asociación Uruguaya de Fútbol)

FEDERAÇÃO: CONMEBOL (América do Sul)


DESTAQUE DO TIME- Luis Suárez: não sabemos se os gramados brasileiros terão o privilégio de receber o futebol de Luisito Suárez, afinal o atacante foi operado recentemente e se recupera de lesão. Ele fez uma temporada fantástica pelo Liverpool, sendo artilheiro da Europa e eleito o melhor jogador da Premier League. Sem falar que ele foi fundamental para ajudar os Reds a voltarem à Champions League após quase oito anos de ausência. Seu estilo combina raça, dribles e passes. Sua carreira, contudo, também foi marcada por muitas polêmicas.

FIQUE DE OLHO- José María Giménez: foi uma aposta bastante ousada do treinador Óscar Tabárez trazer o jovem Giménez para a copa, afinal ele tem apenas 19 anos e ainda nem é titular do Atlético de Madrid, clube que o contratou no começo da temporada 2013-14. Como se sairá diante de tamanha responsabilidade que é uma Copa do Mundo?

CAPITÃO- Diego Lugano: aos 33 anos (faz 34 em novembro), Lugano não se deu bem na Europa desde que deixou o Fenerbahçe em 2011. Rodou por PSG, Málaga e West Bromwich, nunca mais alcançando o mesmo sucesso que teve na Turquia ou no São Paulo. No Uruguai, contudo, seu sucesso segue inabalado e capitaneia sua seleção desde 2007. Ele também já capitaneou o São Paulo em algumas partidas entre 2005 e 2006.

TÉCNICO- Óscar Tabárez: esta é a segunda passagem do Tabárez pela seleção de seu país -ele já comandou a equipe na Copa de 1990 e teve duas passagens pelas seleções de base do país. Esta segunda passagem se iniciou em 2006 e ele conquistou o décimo-quinto título da Copa América do Uruguai neste período. Também conquistou títulos pelo Peñarol e Boca Juniors.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Fernando Muslera (Galatasaray, Turquia)
Rodrigo Muñoz (Libertad, Paraguai)
Martín Silva (Vasco da Gama, Brasil)

Defensores:
Diego Lugano (West Bromwich Albion, Inglaterra)
Diego Godín (Atlético Madrid, Espanha)
Jorge Fucile (Porto, Portugal)
José María Giménez (Atlético Madrid, Espanha)
Maxi Pereira (Benfica, Portugal)
Sebastián Coates (Liverpool, Inglaterra)
Martín Cáceres (Juventus, Itália)
Álvaro Pereira (São Paulo, Brasil)

Meio-Campistas:
Walter Gargano (Parma, Itália)
Cristian Rodríguez (Atlético Madrid, Espanha)
Nicolás Lodeiro (Corinthians, Brasil)
Diego Pérez (Bologna, Itália)
Egidio Arévalo Ríos (UANL, México)
Gastón Ramírez (Southampton, Inglaterra)
Álvaro González (Lazio, Itália)

Atacantes:
Abel Hernández (Palermo, Itália)
Luis Suárez (Liverpool, Inglaterra)
Diego Forlán (Cerezo Osaka, Japão)
Christian Stuani (Espanyol, Espanha)
Edinson Cavani (Paris Saint-Germain, França)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-3-3:


Uruguay 4-3-3 football formation
Imagem obtida via footballuser.com

EXPECTATIVA: quartas-de-final

Nenhum comentário:

Postar um comentário