quinta-feira, 5 de junho de 2014

Espanha: Chegando de Mansinho

Imagem extraída de https://www.facebook.com/SeFutbol

Os queridos leitores e leitoras devem se lembrar do post que escrevi a respeito da Seleção Espanhola há uma semana. A Furia não conseguiu grandes resultados nos recentes amistosos e muitos acreditam que a Espanha já esteja "ultrapassada" em decorrência disso. Que continuem acreditando que a Roja agradece, afinal ninguém esperava que o time vermelho chegaria de mansinho até a final e abocanharia tantos títulos em tão pouco tempo.

A Furia conquistou o merecido respeito após o bicampeonato da Euro em 2008. Após o título em cima da Alemanha, todos passaram a olhar para a Espanha com reverência. Descobriram que aquele futebol técnico e envolvente é uma arma mortal, capaz de derrubar grandes rivais.

Se há alguma crítica a ser feita com relação à Espanha? Bem, o time pouco mudou de quatro anos para cá. Dos titulares que venceram o mundial de 2010, apenas Puyol e Capdevilla não estão no time. Compreensível, afinal é muito difícil desapegar de toda geração que faz muito sucesso. Só não pode cometer o mesmo erro da Itália em 2010. Outro ponto que pode ser explorado pelos rivais é o fato dos espanhóis, em sua maioria, possuírem baixa estatura e, com isso, adversários podem tentar superar a Furia no jogo aéreo ou na força física -algo que já foi feito contra o Barcelona.

O ponto forte da Espanha continua sendo o meio-de-campo. O binômio Xavi-Iniesta envelheceu mas ainda faz toda a diferença em campo na articulação de jogadas. Os defensores também participam das jogadas e não se limitam à marcação. O ataque tem Fernando Torres como centroavante de ofício, embora Cazorla e Villa possam ser improvisados na função. Há, ainda, o brasileiro naturalizado Diego Costa, que também pode jogar de centroavante e está em boa fase, mas ele ainda está se recuperando de lesão.

Não há dúvida de que a Espanha vai brigar pelo título, mesmo em uma chave tão complexa como o Grupo B.


COMO SE CLASSIFICOU: primeira colocada do Grupo I nas eliminatórias europeias

GRUPO- B: composto por Espanha (cabeça-de-chave), Holanda, Chile e Austrália

ASSOCIAÇÃO: RFEF (Real Federación Española de Fútbol)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


DESTAQUE DO TIME- Andrés Iniesta: o maestro do time tem o hábito de abandonar sua posição e subir para o ataque. Foi em uma dessas "aventuras" que o baixinho de 1,70m achou o gol que deu à Espanha o seu primeiro título em copas do mundo em 2010. Discutir sua qualidade em campo chega a ser desnecessário dado o seu imenso talento.

FIQUE DE OLHO- Koke: o caçula da turma veio de uma grande temporada pelo Atlético de Madrid ao formar uma dupla eficaz com Juanfran pela direita -ambos foram convocados por Vicente del Bosque. Desta vez, Koke terá uma responsabilidade ainda maior ao representar um país na Copa do Mundo. Alguém duvida que ele dará conta do recado?

CAPITÃO- Iker Casillas: o líder da Furia já ganhou quase tudo em sua carreira, seja pelo Real Madrid (clube que defende desde as categorias de base), seja pela Espanha. Sua importância em campo é notória, sendo um líder nato e também um goleiro talentoso.

TÉCNICO- Vicente del Bosque: o ex-volante Vicente del Bosque comanda a seleção de seu país desde 2008, substituindo Luis Aragonés e manteve o bom trabalho iniciado pelo finado treinador. Mesmo com alguns tropeços da Espanha, ele ainda aposta no toque de bola para conquistar seus objetivos. Ainda bem, afinal não aguento mais ver aqueles times que só jogam na "eficiência".


CONVOCADOS:

Goleiros:
Iker Casillas (Real Madrid, Espanha)
David de Gea (Manchester United, Inglaterra)
Pepe Reina (Napoli, Itália)

Defensores:
Raúl Albiol (Napoli, Itália)
Gerard Piqué (Barcelona, Espanha)
Juanfran (Atlético Madrid, Espanha)
Sergio Ramos (Real Madrid, Espanha)
Jordi Alba (Barcelona, Espanha)
César Azpilicueta (Chelsea, Inglaterra)

Meio-Campistas:
Javi Martínez (Bayern München, Alemanha)
Andrés Iniesta (Barcelona, Espanha)
Xavi (Barcelona, Espanha)
Cesc Fàbregas (Barcelona, Espanha)
Juan Mata (Manchester United, Inglaterra)
Xabi Alonso (Real Madrid, Espanha)

Atacantes:
David Villa (Atlético Madrid, Espanha)
Fernando Torres (Chelsea, Inglaterra)
Pedro (Barcelona, Espanha)
Koke (Atlético Madrid, Espanha)
Diego Costa (Atlético Madrid, Espanha)
David Silva (Manchester City, Inglaterra)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-4-2:


Spain 4-4-2 football formation
Imagem obtida via footballuser.com

EXPECTATIVA: favorita ao título

Nenhum comentário:

Postar um comentário