segunda-feira, 9 de junho de 2014

Irã: Crescendo no Cenário Esportivo

Imagem extraída de https://www.facebook.com/rezaghoochannejhad

Esta será a quarta participação do Irã em copas do mundo. Os iranianos jamais passaram da fase de grupos, mas tudo pode mudar em breve. Isso porque o esporte do país está em plena ascensão e as seleções de lá estão começando a incomodar as potências do continente asiático nas várias modalidades. O vôlei masculino, por exemplo, tem feito bonito na Ásia e já começou a surpreender até mesmo potências de outros continentes (Brasil e Estados Unidos). O futebol vem seguindo pelo mesmo rumo e os iranianos já deram trabalho à tradicional Coréia do Sul nos últimos confrontos.

A convocação para a copa teve uma pequena polêmica: o atacante Sardar Azmoun, de 19 anos e jogador do Rubin Kazan (Rússia), estava na lista de pré-convocados mas foi preterido. O corte do atleta, que é comparado a Messi pelos seus fãs, gerou alguns descontentamentos segundo jornais.

A maior parte dos jogadores atua no próprio país de origem, mas há seis deles atuando na Europa e um no Canadá. O mais conhecido do grupo é, provavelmente, o meia-atacante Ashkan Dejagah, do Fulham. Também merece destaque o atacante Reza Ghoochannejhad (com passagem pela Bélgica e atualmente no Charlton Athletic) e o capitão Javad Nekounam (com passagem pelo Osasuna e atualmente no Kuwait).

O próprio treinador Carlos Queiroz reconhece que será difícil chegar às oitavas, mas a classificação do Irã para este mundial já foi um grande passo para a ascensão do esporte do país. Talvez, no próximo ciclo, eles estejam mais fortes, assim como está o voleibol iraniano.


COMO SE CLASSIFICOU: segundo colocado no Grupo A das eliminatórias asiáticas

GRUPO- F: composto por Argentina (cabeça-de-chave), Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria

ASSOCIAÇÃO: F.F.I.R.I. (Football Federation Islamic Republic of Iran)/فدراسیون فوتبال ایران

FEDERAÇÃO: AFC (Ásia)


DESTAQUE DO TIME- Ashkan Dejagah: meio-campista e winger, fez sua carreira na Alemanha (foi revelado pelo Hertha Berlin) e defende o Fulham desde 2012. Ele chegou a atuar pelas categorias de base da Mannschaft, mas optou por defender seu país natal. Foi campeão alemão pelo Wolfsburg em 2008-09, junto com Josué, Grafite e Džeko. Seu ponto forte é a velocidade.

FIQUE DE OLHO- Alireza Jahanbakhsh: tem apenas 20 anos (faz 21 em agosto) e joga no futebol holandês. A Copa do Mundo será seu primeiro campeonato pela seleção de seu país.

CAPITÃO- Javad Nekounam: remanescente do mundial de 2006, Nekounam está com 33 anos e tem ampla experiência em torneios internacionais por sua seleção. É capitão da equipe desde 2009.

TÉCNICO- Carlos Queiroz: português, comandou as seleções de Portugal, da África do Sul e dos Emirados Árabes. Está à frente do Irã desde 2011.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Rahman Ahmadi (Sepahan, Irã)
Alireza Haghighi (Sporting Covilhã, Portugal)
Daniel Davari (Grasshopper, Suíça)

Defensores:
Jalal Hosseini (Persepolis, Irã)
Amir Hossein Sadeghi (Esteghlal, Irã)
Hossein Mahini (Persepolis, Irã)
Pejman Montazeri (Umm-Salal, Catar)
Ahmad Alenemeh (Naft Tehran, Irã)
Steven Beitashour (Vancouver Whitecaps, Canadá)
Hashem Beikzadeh (Esteghlal, Irã)
Khosro Heydari (Esteghlal, Irã)

Meio-Campistas:
Mehrdad Pooladi (Persepolis, Irã)
Ehsan Hajsafi (Sepahan, Irã)
Javad Nekounam (Al-Kuwait, Kuwait)
Reza Haghighi (Persepolis, Irã)
Ghasem Haddadifar (Zob Ahan, Irã)
Andranik Teymourian (Esteghlal, Irã)
Bakhtiar Rahmani (Foolad, Irã)
Masoud Shojaei (Las Palmas, Espanha)

Atacantes:
Alireza Jahanbakhsh (NEC, Holanda)
Karim Ansarifard (Persepolis, Irã)
Reza Ghoochannejhad (Charlton Athletic, Inglaterra)
Ashkan Dejagah (Fulham, Inglaterra)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-4-2:


Iran 4-4-2 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: deve ficar na fase de grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário