terça-feira, 3 de junho de 2014

Checkpoint

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cruzeirooficial

O Campeonato Brasileiro 2014 faz uma pausa após nove rodadas. Os clubes terão folga até o dia 16 de julho e poderão utilizar esse tempo como bem entenderem. Alguns farão intertemporada, outros farão contratações, há atletas lesionados em recuperação, e por aí vai.

Faremos um pequeno balanço destas nove rodadas iniciais e uma breve avaliação do desempenho dos times até o momento.


1- CRUZEIRO: a Raposa não parece ter sentido a eliminação na Libertadores e continua vencendo com seu futebol coletivo e ofensivo. Além do bom elenco, o técnico Marcelo Oliveira conta com boas opções no banco de reservas e, com isso, pode fazer rodízio no elenco sem prejudicar o desempenho da equipe. A única preocupação da equipe talvez seja a possibilidade de perder atletas importantes na próxima janela de transferências.

2- FLUMINENSE: após um começo de ano conturbado, a diretoria tricolor acertou com a contratação do treinador Cristóvão Borges, afinal o ex-volante organizou o time e fez a equipe render em campo mesmo com os desfalques de Fred e Cavalieri, ambos na Seleção Brasileira. O Flu tem uma boa equipe do meio-de-campo para a frente e bons laterais. Se mantiver o ritmo, o time das Laranjeiras até pode sonhar com a taça.

3- CORINTHIANS: o Timão fez uma campanha muito acima das expectativas, afinal teve desempenho pífio no Paulistão e o time desperdiçou muitos pontos com esse negócio de recuar todos os jogadores após marcar um gol, mas está firme e forte na terceira colocação. Não considero elenco do Corinthians limitado, mas o time se comporta como se fosse. Não sei para que o treinador Mano Menezes escala tantos volantes no time -são tantos, que o capitão Ralf fica sem função em alguns jogos. Prevejo melhoras na equipe com as vindas de Lodeiro e Elias.

4- SÃO PAULO: o meu Tricolor joga um bom futebol, mas passa a atuar de maneira displicente após abrir o placar. Foi dessa maneira que o São Paulo empatou com o Coritiba no Pacaembu na 3ª rodada e tomou uma sacolada do Flu na 6ª rodada. E, pelo mesmo motivo, o time quase leva uma virada do Galo no jogo de sábado. Esse tipo de comportamento não condiz com uma equipe que fala em ser campeã. É preciso sufocar o adversário do começo até o final.

5- INTERNACIONAL: o Inter tem um bom elenco e pode até mesmo ser campeão. O treinador Abel Braga, no entanto, precisa ter mais ousadia. Ele conta com um meio-de-campo muito bom e poderia tirar melhor proveito do que tem à disposição.

6- GRÊMIO: o Grêmio é um time de muita luta e pegada, mas pouca criatividade. Não consigo compreender como Zé Roberto e Maxi Rodríguez, que são meio-campistas ofensivos, ficam confinados ao banco de reserva para dar lugar a tantos volantes. Deve ser por isso que o argentino Barcos está em má fase: sem bons meias para ajudá-lo na frente, como o atacante pode jogar em sua plenitude?

7- GOIÁS: a grande surpresa deste começo de campeonato, afinal o Esmeraldino perdeu muitos jogadores importantes no final do ano passado, já trocou de treinador duas vezes e, mesmo assim, o time aparece como "intruso" na luta por uma vaga pela Libertadores. Será difícil manter o ritmo a longo prazo assim que os grandes times alcançarem a plenitude, mas os pontos que o Goiás acumulou até o momento ainda serão de extrema valia até o fim do ano.

8- ATLÉTICO-MG: eu esperava o Galo um pouco melhor neste momento, afinal o time tem um bom elenco e ainda joga um futebol razoável. Eu, no entanto, acho que foi muito mais azar do time, que tem muitos desfalques no elenco, do que deficiências na equipe.

9- SANTOS: não é que os comentaristas acertaram? Muitos escreveram que o Peixe passaria por momentos de irregularidade em virtude da juventude do elenco enquanto eu acreditava que o time de Arouca estaria um pouco melhor no campeonato utilizando a boa campanha do Paulistão como referência. Vejo o Santos como uma equipe em transição e talvez demore para que a nova geração de Meninos da Vila consiga reerguer o time. O time praiano é muito bom individualmente mas é pouco produtivo coletivamente.

10- PALMEIRAS: a política de austeridade da atual diretoria dificulta as chances do Verdão brigar por algo mais no Brasileirão, mas a equipe, apesar das limitações, manteve-se próximo ao G-4. O time é muito esforçado e se dedica em campo, o que compensa a falta de técnica ou talento. Confesso que estou ansioso para saber como o treinador Ricardo Gareca vai comandar o time no próximo semestre.

11- ATLÉTICO-PR: muitos comentaristas disseram que o Furacão iria lutar para não cair, mas a equipe tem jogadores de nível técnico razoável e dá para brigar por algo mais do que a permanência na elite. Eu acho que o Atlético consegue uma vaguinha na Sulamericana.

12- SPORT: vejo Leão da Ilha mais ou menos no mesmo nível técnico que o Furacão, com elenco de nível técnico razoável e com chances de lutar por uma vaga na Sulamericana. O problema é que o Sport é um time um tanto faltoso e isso compromete o desempenho da equipe, como aconteceu contra o Coritnhians.

13- CRICIÚMA: outra surpresa até o momento, afinal o Criciúma já não era um grande time em 2013 e ainda perdeu muitos atletas importantes no final da temporada. O Tigre, contudo, contou com a força de sua torcida e acumulou pontos preciosos em casa.

14- BOTAFOGO: mais uma surpresa, mas desta vez de forma negativa. Jornais afirmam que o Fogão está com os salários atrasados e a equipe apresenta desempenho irregular em campo. Eu palpitei que o Fogo chegaria à Sulamericana por ter um elenco razoável, mas na situação em que se encontra é capaz até mesmo de voltar à Série B.

15- BAHIA: o Bahia tem uma grande torcida e poderia aproveitar enquanto os grandes ainda estão em formação para tirar pontos dos rivais, mas a equipe apresentou desempenho pífio mesmo em casa e parece que vai brigar para não cair.

16- CHAPECOENSE: o caçula do Brasileirão 2014 é uma equipe muito limitada e não há como negar. Mas também é inegável a garra e o empenho do elenco em prol da equipe, lutando no limite de suas forças. O time é fraco, mas pode sonhar com a permanência se continuar se esforçando. Só não pode abusar da catimba...

17- CORITIBA: triste, mas o craque Alex não consegue carregar o fraco Coritiba nas costas. A equipe paranaense teve um começo de temporada fraquíssimo e desperdiçou muitos pontos. E a pausa ocorreu justamente no momento em que o Coxa ensaiava uma reação. Não vejo um cenário muito animador para o Coritiba em 2014.

18- VITÓRIA: o Nego manteve a base de 2013 -com a exceção do atacante Maxi Biancucchi- mas isto não parece ter sido suficiente para manter o Vitória no mesmo nível da temporada anterior. O treinador Jorginho tem um time pronto em mãos e terá um bom tempo para arrumar a casa,  mas vai ter muito trabalho para repetir o desempenho de 2013.

19-FLAMENGO: o Mengão ainda tem um mês e meio, mais 29 rodadas para sair da lama, mas a equipe está abusando da sorte e da paciência do torcedor. É bom que diretoria, comissão técnica e jogadores tomem logo uma providência, ou a coisa pode ficar ainda mais feia...

20-FIGUEIRENSE: triste mas é a realidade. O Figueira era a equipe mais forte de Santa Catarina, mas hoje se encontra abaixo não apenas dos rivais regionais, como também de todos os clubes que estão na Série A. Que os 46 dias de pausa sirvam para que o time catarinense consiga entrar nos eixos.


Sugestão para todos: aproveitem a intertemporada e treinem fundamentos, muitos fundamentos. Pratiquem passe, posicionamento, cabeceio, finalização, marcação, drible, ... Enfim, façam aquilo que os "professores" dizem que não têm tempo de praticar.

Só acho estranho que na Europa a quantidade de jogos por semana é praticamente a mesma do Brasil, têm portanto, o mesmo tempo disponível para treinar e lá os times raramente erram os fundamentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário