terça-feira, 10 de junho de 2014

Portugal: À Espera de Ronaldo

Imagem extraída do Facebook oficial de Cristiano Ronaldo- https://www.facebook.com/Cristiano

A temporada espetacular que Ronaldo fez pelo Real Madrid em 2013-14 teve um preço alto: o atleta se dedicou tanto ao seu clube que, quando se apresentou à seleção de seu país, viu sua lesão se agravar e o jogador segue como dúvida para as primeiras partidas do mundial.

Logo agora que o treinador Paulo Bento havia descoberto como fazer seu principal jogador render em campo da mesma forma que no Manchester United e no Real Madrid. E a resposta desta pergunta chama-se João Moutinho, meia veloz, carregador de piano e que divide a responsabilidade com o atacante no protagonismo das jogadas.

O restante da seleção das Quinas, contudo, é mais força do que técnica. Poucos atletas se destacam pela qualidade no passe, pelos dribles ou pela criatividade. Tanto, que os outros destaques são jogadores de defesa, o lateral-esquerdo Coentrão (que marca bem, mas sobe pouco ao ataque) e o zagueiro Pepe (fez boa temporada, mas ficou muito marcado por lances desleais no passado). Temos ainda o winger Nani, que joga um pouco de bola, mas vive sendo contestado no Manchester United.

A Seleção Portuguesa deve conseguir alguns bons resultados iniciais mesmo sem Ronaldo em campo, afinal os rivais respeitam muito o time das Quinas, mas no mata-mata, a conversa pode mudar.

Vale lembrar, ainda, que Portugal ficou atrás da modesta Rússia nas eliminatórias europeias para a copa. Esse desempenho recente coloca em dúvida a maneira como a Seleção das Quinas vai se portar em terras brasileiras.


COMO SE CLASSIFICOU: repescagem contra a Suécia

GRUPO- G: composto por Alemanha (cabeça-de-chave), Portugal, Gana e Estados Unidos

ASSOCIAÇÃO: FPF (Federação Portuguesa de Futebol)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


CAPITÃO E DESTAQUE DO TIME- Cristiano Ronaldo: Ronaldo é muito bom de bola, mas também é um exemplo de profissionalismo, afinal ele está sempre se dedicando aos treinos e frequentando academia visando aprimorar seu desempenho, fato que lhe rendeu o apelido de "Máquina". Sua participação neste mundial (que será seu terceiro), contudo, ainda está em risco por conta de uma lesão sofrida no final desta temporada.

FIQUE DE OLHO- Rafa Silva: caçula da equipe com 21 anos e atleta do Braga, ele nunca jogou nem mesmo uma Champions League em sua carreira profissional. Começou a ser convocado por Paulo Bento no começo deste ano e pode ser considerado uma aposta para o mundial.

TÉCNICO- Paulo Bento: começou a treinar a seleção de seu país em 2010, após a campanha fraca de seu antecessor, Carlos Queiroz, nas eliminatórias para a Euro 2012. Foi jogador e treinador do Sporting de Lisboa, onde conquistou títulos em campo e no banco de reservas. Também jogou a Copa de 2002, realizada na Coréia do Sul e no Japão.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Eduardo (Braga, Portugal)
Rui Patrício (Sporting, Portugal)
Beto (Sevilla, Espanha)

Defensores:
Bruno Alves (Fenerbahçe, Turquia)
Pepe (Real Madrid, Espanha)
Fábio Coentrão (Real Madrid, Espanha)
Ricardo Costa (Valencia, Espanha)
Luís Neto (Zenit Saint Petersburg, Rússia)
André Almeida (Benfica, Portugal)
João Pereira (Valencia, Espanha)

Meio-Campistas:
Miguel Veloso (Dynamo Kyiv, Ucrânia)
William Carvalho (Sporting, Portugal)
João Moutinho (Monaco, França)
Vieirinha (Wolfsburg, Alemanha)
Rafa Silva (Braga, Portugal)
Raul Meireles (Fenerbahçe, Turquia)
Rúben Amorim (Benfica, Portugal)

Atacantes:
Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Espanha)
Hugo Almeida (Beşiktaş, Turquia)
Éder (Braga, Portugal)
Hélder Postiga (Lazio, Itália)
Nani (Manchester United, Inglaterra)
Silvestre Varela (Porto, Portugal)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-3-3:


Portugal 4-3-3 football formation
Imagem obtida via footballuser.com

EXPECTATIVA: quartas-de-final

Nenhum comentário:

Postar um comentário